Candidatos à sucessão do prefeito José Auricchio Júnior (PSD) à frente da Prefeitura de São Caetano, pelos próximos quatro anos, se encontram nesta segunda-feira (23/9), a partir das 20h, para debate realizado pelo Repórter Diário. Os candidatos Fabio Palacio (Podemos), Jair Meneguelli (PT), Malta Jones (Mobiliza), Professor Rafinha (PSol) e Tite Campanella (PL) foram convidados.
A iniciativa é a primeira da imprensa da região a reunir concorrentes a chefes do Executivo nas sete cidades, que no caso de São Caetano – e também de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – se encerra no dia 6 de outubro, porque a legislação eleitoral estabelece que apenas municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter um segundo turno.
O debate, realizado em parceria com o Estúdio Cross Host, terá transmissão ao vivo pelo site, YouTube, Facebook e Instagram do jornal. A mediação do debate será da apresentadora Mariana Fanti, com a participação dos jornalistas Carlos Carvalho (RD) e Wilson Guardia (Diário do Grande ABC).
Candidatos avaliam a iniciativa
Candidatos ouvidos pela reportagem do RD destacam a importância do debate pelo fato de os moradores (e eleitores) de São Caetano terem a oportunidade de saber quem são os nomes que disputam os votos e o que planejam para o futuro da cidade. Além de ser iniciativa que ajuda a fortalecer a democracia, na medida em que permite a discussão de ideias e projetos de cada participante e pode ajudar o eleitor na hora de decidir.
Fabio Palacio (Podemos) elogiou a iniciativa do RD e diz esperar que todos os concorrentes possam estar presentes ao debate desta segunda-feira. “Quero parabenizar o Repórter Diário pela realização, pois é uma oportunidade única de a população de São Caetano poder ouvir os candidatos, conhecer suas propostas, entender como cada um reage a cada um dos temas. É ouvindo os candidatos que a população pode tomar uma decisão mais segura em relação ao seu voto, entendendo o que representa o futuro que cada um pretende e planeja para a cidade. Gostaria muito que todos os candidatos pudessem participar”, diz.
Professor Rafinha (Psol) avalia que a participação dos candidatos no debate é um exercício democrático e mostra respeito à população, pois permite que todos os moradores possam conhecer as propostas de cada um para a cidade. “O debate é fundamental para ajudar a população a entender quais os projetos de cidade que cada candidato tem a oferecer para os próximos quatro anos. A partir do confronto de ideias e das diferenças programáticas apresentadas pelos candidatos, o munícipe poderá escolher com propriedade o programa que lhe representa”, afirma.
Malta Jones, nome escolhido pelo Mobiliza para entrar na disputa, deu uma pausa nas atividades de campanha neste sábado (21) para falar sobre a importância do debate. “É uma iniciativa primordial no sentido de exercer a cidadania, e aqui no Brasil não estamos acostumados a exercer a cidadania, e quando o jornal toma essa iniciativa, de questionamento das pessoas públicas, que vão exercer um cargo de responsabilidade, que é comandar uma Prefeitura, é maravilhoso, porque dá oportunidade de o povo saber qual a intenção de cada candidato. Isso é o mais importante, porque exercer cidadania significa você exigir o ser cidadão, que está envolvido com a sociedade. Quantos jornais não poderiam estar fazendo esse trabalho, mas são poucos. Então o jornal está de parabéns, por ter tomado a iniciativa na região”, comenta.
O petista Jair Meneguelli (PT) reforça a opinião dos adversários em relação à possibilidade que o debate oferece, de levar ao conhecimento dos eleitores de São Caetano suas propostas, e como pretendem colocar em prática caso saiam vitoriosos. “É no debate que o posicionamento de cada candidato será exposto, o que é de suma importância, mas não podemos deixar de respeitar o seu objetivo (do debate) e o eleitor. Espero poder participar desse espaço democrático, e desejo que todos nós possamos fazer dessa oportunidade um grande momento para o morador da cidade, principalmente”, ressalta.
Tite Campanella (PL), candidato oficial do governo comandado pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSD), foi procurado pela reportagem, mas até o fechamento desta edição não se manifestou.
Marco para a democracia
Para o diretor de Redação do Repórter Diário, jornalista Airton Resende, o debate representa um marco para a democracia local, na medida em que permite ao eleitor conhecer melhor os candidatos e decidir o voto com mais consciência. “Acreditamos que o debate é um instrumento fundamental para o exercício da cidadania. O encontro permite que os eleitores conheçam as propostas de cada candidato, seus posicionamentos sobre os temas que mais impactam a cidade e, acima de tudo, avaliem suas capacidades de liderança”, destaca.
O jornalista conta que os cinco candidatos foram convidados a participar, e espera que todos estejam presentes, numa demonstração de compromisso com a democracia e respeito ao eleitor. “Desejamos que o debate seja um momento de troca de ideias e propostas, com foco nas necessidades da população de São Caetano. Que seja um espaço de respeito, onde os candidatos possam apresentar suas visões de futuro para a cidade de forma clara e transparente”, diz Airton Resende.