O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) lançou um site em que indica candidatos e candidatas que contam com seu apoio para as eleições municipais deste ano. Os indicados pertencem a 109 cidades por todo o País. No ABC, quatro municípios são citados: Diadema, Mauá, Santo André e São Bernardo. Porém, apenas três prefeituráveis contam com o apoio oficial do líder bolsonarista.
Filiados ao Partido Liberal (PL), Luiz Zacarias (Santo André) e Sargento Simões (Mauá) contam com apoio oficial de Jair Bolsonaro. A cidade de Ribeirão Pires que conta com um nome do partido, Guto Volpi, não é citada na lista. Em outros municípios em que a legenda conta com candidaturas a vice, a chapa de Diadema em que Taka Yamauchi (MDB) tem Andreia Fontes (PL) como vice foi ignorada, e São Bernardo em que Alex Manente (Cidadania) tem Paulo Eduardo (PL) como vice apareceu na última atualização.
São Paulo é o Estado com maior número de cidades com candidatos apoiados por Bolsonaro, com 31 cidades. Na segunda colocação, vem o Rio de Janeiro, com 12 municípios.
A capital paulista também é a que lidera a lista de candidatos apoiados em capitais, com 57 nomes, seguida pela cidade do Rio de Janeiro, com 54 candidatos a vereador. Na terceira colocação está Fortaleza, com 45 postulantes.
Em algumas cidades não há registro de Bolsonaro apoiando candidatos a prefeito, apesar de seu partido estar em coligação com o candidato. Um exemplo é Osasco, na Grande São Paulo, cidade com a segunda maior economia do Estado.
Apesar do PL, partido do ex-presidente, fazer parte da coligação do candidato Gerson Pessoa (Podemos), seu nome não aparece como apoiado. São 19 cidades só em São Paulo nessa condição.
Dentre as capitais, Macapá, Salvador, Natal, Teresina e Florianópolis não apresentam postulantes apoiados pelo ex-presidente à chefia do Executivo. O PL está vinculado às campanhas de Ana Paranhos (Podemos) na capital amapaense, de Bruno Reis (União) na baiana, de Paulinho Freire (União) na potiguar, de Dr. Pessoa (PRD) na teresinense e Topázio Neto (PSD) em Santa Catarina.