
O Dia Mundial do Doador de Sangue terá uma atividade especial em Mauá. Na sexta-feira (14/06), a Prefeitura promove caminhada com o propósito de reforçar a importância desse gesto e ajudar a elevar o estoque na região.
A partir das 8h, um grupo parte da UBS Magini (rua da Pátria, Nº 83) e segue em caminhada até o Posto de Coleta de Sangue de Mauá, localizado no prédio do Crsmca (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), na rua Luís Lacava, 229, Vila Bocaina.
A recomendação é que todos vistam branco ou vermelho. Ao final do trajeto, os participantes da ação, incluindo trabalhadores da unidade, da secretaria de Saúde e público, poderão doar sangue. Essa atividade integra a campanha que a Prefeitura lançou em maio, para incentivar a doação de sangue, uma vez que nos últimos meses, por conta do aumento de casos de doenças respiratórias e, principalmente a dengue, o número de doadores caiu.
Segundo estimativa da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), que faz a gestão do Posto de Coleta de Mauá, houve uma redução de 20% na quantidade de pessoas realizando esse gesto tão importante, o que compromete ainda mais os níveis dos estoques que já operam frequentemente abaixo do ideal, sendo de pelo menos 70%. Outro aspecto que gera apreensão, é que em casos mais graves da doença, o paciente pode necessitar de transfusão. Quem é infectado pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, precisa esperar um mês para poder doar sangue.
Ainda segundo a Colsan, o estoque atual consegue suprir as redes de atendimento de saúde por 10 dias. Os níveis mais críticos, ou seja, que necessitam urgentemente de doadores, são os tipos sanguíneos de fator negativo: A, B, AB e O. Além disso, também requer atenção especial o estoque de O positivo.