ABC - domingo , 21 de julho de 2024

Artigo: A economia brasileira no rumo certo

Governo atual possibilitou aprovação da Reforma Tributária (Foto: Banco de Dados)

Por Alexandre Padilha

Ao contrário do que os pessimistas esperavam e diziam por aí, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem apresentado crescimento expressivo, mostrando a consistência de nossas políticas de recuperação econômica.

Newsletter RD

Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam avanço de 0,8% do PIB em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Paralelo a isso, o Ministério da Fazenda prevê uma projeção de crescimento de 2,5% para o ano de 2024. E mais: de acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil vai subir para a 8ª posição no ranking dos maiores PIBs do mundo.

Os resultados positivos são consequência direta de ações exitosas do governo, com destaque para o aumento dos novos investimentos no país, para o setor de serviços e agropecuária e para o aumento do consumo das famílias brasileiras.

Desde seu primeiro dia de mandato, o presidente Lula deixou claro que a prioridade do nosso governo seria reduzir o desemprego, aumentar o salário mínimo, controlar a inflação e criar um ambiente propício ao investimento privado.

Depois de quatro anos de obscurantismo, era preciso mostrar para o mundo que o Brasil está de volta ao rumo certo do desenvolvimento. A reabilitação institucional que promovemos no primeiro ano de governo possibilitou aprovação da Reforma Tributária, do novo marco fiscal reorganização do orçamento público para garantir mais recursos para os programais sociais. Com isso, a dupla de sucesso governo federal e Congresso Nacional está trabalhando para aprovar as medidas necessárias para o pleno crescimento econômico do nosso país.

E o recado foi compreendido: as empresas estão com mais investimentos para maquinários, a construção civil está ampliando seus empreendimentos para além de programas habitacionais, abrindo novos postos de trabalho. E, assim, o ciclo positivo se renova e economia brasileira pode avançar com mais ciência e novas tecnologias.

O governo federal está mobilizando todos os esforços para garantir o compromisso do presidente Lula: fazer o Brasil crescer, voltar a ser uma das melhores economias do mundo e gerar qualidade de vida para os brasileiros. Até agora, o ‘efeito Lula’ tem mostrado sua eficácia.

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

*Alexandre Padilha é médico, professor universitário, ministro das Relações Institucionais da Presidência da República e deputado federal licenciado (PT/SP). Foi Ministro da Coordenação Política no primeiro governo Lula, da Saúde no governo Dilma e Secretário da Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes