Usuários, familiares e profissionais da Raps (Rede de Atenção Psicossocial) de Santo André vivenciaram nesta quinta-feira (16/05) um dia animado e carregado de mensagens contra o preconceito que ainda persiste contra pessoas que vivem em sofrimento psíquico. O grupo participou da 17ª edição do Mental Fashion Day, encontro anual no qual os participantes desfilam peças confeccionadas e customizadas dentro das oficinas de saúde mental da cidade. O evento ocorreu no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro.
Cada participante que subia ao palco trazia consigo uma história de luta e de superação. A espontaneidade levava o público ao delírio e a intensa salva de palmas que se sucedia deixava na dúvida de qual modelito era o preferido da plateia. Além do tradicional desfile, os participantes podiam se expressar de outras maneiras, como declamando poesia ou cantando uma música.
“É importante lembrar que a saúde mental não são apenas os Caps (Centros de Atenção Psicossocial). Temos diversos serviços que têm somado prêmios desde 2017 em razão do reforço que tivemos nas equipes. Contratamos quase 30 psiquiatras, quase 50 novas enfermeiras, enfim, serviços foram incrementados e criados. E esse evento materializa tudo isso, porque permite que os usuários dos variados serviços se manifestem livremente”, comentou Acacio Miranda.
O Mental Fashion Day faz parte da programação da Semana Antimanicomial, que tem como objetivo combater o estigma e o preconceito ainda presentes quando o tema é sofrimento psíquico, além de lembrar os horrores dos manicômios e as graves violações de direitos vividos por décadas pelas pessoas. Para marcar a luta, desde a década de 1980 foi estabelecido o dia 18 de maio como o Dia da Luta Antimanicomial, quando acontecem manifestações e atividades realizadas nacionalmente durante todo mês de maio.
“Esse evento é reflexo do envolvimento das equipes e dos usuários de todos os nossos serviços e isso nos ajuda a chamar atenção para as discussões que temos travado sobre o Modelo de Atenção Psicossocial, a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial. Apesar da alta demanda por atendimento em saúde mental pós-pandemia, os serviços da Raps de Santo André têm se destacado com ampliação nas ações, pautas afirmativas e significativas premiações”, ressaltou a coordenadora da saúde mental de Santo André, Marinês Santos de Oliveira.
A 17ª edição do Mental Fashion Day contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre público e modelos de todas as idades, que desfilaram com trajes produzidos pelos usuários nas oficinas de artesanato. A programação da Semana da Luta Antimanicomial prossegue nesta sexta-feira (17/05), quando haverá uma grande manifestação na Avenida Paulista com ponto de encontro no Paço Municipal de Santo André.