ABC - quinta-feira , 16 de maio de 2024

Falta de água há 3 dias e termômetros nos 30ºC deixam moradores aflitos no ABC

Falta de abastecimento de água afeta Santo André, São Bernardo e Diadema (Foto: Victor Moriyama/Bloomberg)

Nos últimos dias, com temperaturas de até 31°C, muitos moradores de Santo André, São Bernardo e Diadema ficaram desesperados sem água nas torneiras. A Sabesp anunciou ainda na segunda-feira manutenção emergencial de equipamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande, com normalização na terça e depois na quarta-feira, porém até o começo da noite de quarta-feira a reclamação era grande nas redes sociais. Ao RD, a empresa comunicou em nota que o retorno da água seria até a madrugada desta quinta-feira (2).

Em São Bernardo, moradores do bairro Baeta Neves reclamam da falta de água desde domingo (28/04). A confeiteira Cristiane Molinari critica a falta de clareza da Sabesp em relação a datas. “Eles falaram que iriam fazer a manutenção emergencial de ontem para hoje [de terça para quarta-feira], porém já estamos sem água desde domingo, o que não faz sentido”, afirma. Como confeiteira, Cristiane precisa de água para preparar os alimentos, e sem o recurso disponível teve de interromper o seu trabalho até o retorno do abastecimento de água.

Newsletter RD

Outro morador do Baeta Neves, que não quis se identificar, relata que apesar de ter uma caixa d’água de 2 mil litros o gasto é muito grande para ficar tanto tempo sem abastecimento. “Temos de tomar banho, lavar louça e preparar comida. A quantidade de água não é suficiente para uma falha de abastecimento por mais de 48 horas. Aqui em casa não temos pessoas acamadas, mas no bairro há vários nessa situação”, conta. O morador questiona a ausência de caminhões pipa para oferecer socorrer a população.

Os moradores reclamam da prorrogação do término da manutenção, da falta de suporte da Sabesp, como caminhões-pipa, para abastecer residências, do não atendimento telefônico da empresa e outras queixas.

Em Santo André, o morador do Vila Floresta, Rogerio Pereira, relata que havia abastecimento de água durante o dia e parte da noite, até que não houve mais água. “Na rua onde moro o fornecimento de água era interrompido às 20h e retornava somente às 4h do dia seguinte. Mas agora nem isso temos mais”, reclama.

O que diz a empresa

Em nota, a Sabesp diz que concluiu a manutenção emergencial de equipamento da Estação de Tratamento de Água Rio Grande durante a madrugada desta quarta-feira (01/05). Segundo a empresa, o sistema está em fase de normalização gradual, o que deve ocorrer ao longo do dia e madrugada da quinta-feira (02/05).

As regiões atingidas pela manutenção incluem todo a área atendida dos municípios de Diadema e São Bernardo e os seguintes bairros de Santo André: Valparaíso, Junqueira, Vila Floresta, Vila Edilsa, Jardim Alvorada, Cristiane, Jamaica, Gamboa, Paraíso, Vila Gilda, Assunção e Vila Progresso.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes