Duas vezes vereador de São Bernardo e candidato a prefeito em 2020, pelo PSL, Rafael Demarchi (Novo) coloca novamente seu nome como pré-candidato ao comando da Prefeitura. Ao RDtv desta quinta-feira (11/04), o ex-parlamentar considera que o cenário eleitoral na cidade esteja aberto e que a população busca uma alternativa em relação aos grupos políticos que lideraram outros pleitos.
“Como não é uma reeleição, então é um cenário de uma candidatura nova. O que eu enxergo na cidade? Pelo meu andar na cidade, as pessoas querem mudanças. São Bernardo, nos últimos anos, vem com três grandes players, se posso assim dizer. Sempre teve o PT, o Orlando (Morando) e o Alex (Manente). Estamos que vendo que o povo está cansado e está procurando alternativas diferentes”, comenta.
Rafael enfrentou dois destes três grupos na eleição de 2020 e acabou em terceiro lugar com 19.859 votos (5,1% dos votos válidos) ficando atrás do segundo lugar Luiz Marinho (PT), que teve 23,34% dos votos, e do reeleito Orlando Morando que confirmou mais quatro anos de mandato com 67,28% dos votos.
Agora, integrando o Partido Novo, Demarchi se inspira no governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para pensar em ações para a cidade de São Bernardo. Entre os principais pontos é criar uma série de incentivos fiscais para manter e trazer novas empresas para a cidade. E no outro ponto, a busca pelo debate ideológico de costumes.
Neste ponto, o pré-candidato a prefeito busca inspiração no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) para emplacar futuras medidas, caso seja eleito. Aliás, Rafael considera que vai conseguir o apoio dos bolsonaristas da cidade, pois se considera como o único pré-candidato que apoiou Bolsonaro tanto em 2018 quanto 2022, mesmo que não tenha migrado para o PL, partido que entrou na base de apoio ao nome de Alex Manente (Cidadania), inclusive com o vereador Paulo Chuchu (PL) como possível pré-candidato a vice.
“Eu me preparei ao longo desses últimos quatro anos para este momento. A política para mim é uma forma de deixar legado na sociedade, fazendo mais pelo próximo. Esse amor que eu tinha desde o início da minha primeira vereança não mudou. Eu creio que para São Bernardo, nós merecemos algo diferente, algo novo, que via vir com projetos e propostas diferentes do que temos nos últimos oito anos”, disse Rafael Demarchi.