ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Itaú Asset/Gazzotti: investimento de impacto é a fronteira do investimento responsável

O analista sênior de ESG na Itaú Asset, Alexandre Gazzotti, avalia que o investimento de impacto – que busca investir em empresas que proporcionam externalidades positivas – é a “nova fronteira” do investimento responsável. Ele destaca que é possível olhar para esse tipo de alocação com riscos e retornos de mercado, assim como “qualquer outro produto”, mas com “mudanças positivas para a sociedade e para o meio ambiente”.

“Hoje as gestoras, de maneira geral, já têm responsáveis para fazer a análise ESG. O próximo passo é o investimento de impacto. Como a gente consegue promover e investir mais naquelas empresas cujas atividades principais geram externalidades socioambientais positivas”, disse Gazzotti, durante participação no evento Z Summit, em São Paulo. “Investimento de impacto é a nova fronteira do investimento responsável. Ainda está muito incipiente no mundo, mas passamos a bola adiante para vocês”, acrescentou, direcionando-se ao público jovem que acompanha o congresso.

Newsletter RD

Para Reinaldo Le Grazie, sócio e fundador da Panamby Capital e ex-diretor de política monetária do Banco Central, há uma dualidade de pensamentos entre a empresa precisar ter responsabilidade social ou gerar lucro e pagar impostos. “Tenho certeza que, entre essas duas ideias, está o correto”, disse. Ele avalia que o investimento de impacto veio para “abrir um leque” ao mercado, com a participação privada em alguns investimentos nos quais a participação estatal é essencial – dado o nível de risco e iliquidez.

Além disso, a mensuração dos investimentos de impacto é outro ponto importante, destaca Vinicius Poit, presidente executivo (CEO) do Estímulo. “Não adianta falar que faz impacto se não mensurar com indicadores”, afirma.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes