O Consórcio Intermunicipal ABC prossegue com as articulações por investimentos do Governo Federal para a Educação da região. Nesta quinta-feira (10/04), o presidente da entidade regional e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar do tema.
O encontro abordou duas pautas regionais. Uma delas é a implementação de duas unidades do IF (Instituto Federal) no ABC, uma em Mauá e outra em Diadema. O IF é composto por instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Todos os cursos são gratuitos.
Outra pauta da reunião foi a inclusão do curso de Pedagogia às disciplinas oferecidas pela UFABC (Universidade Federal do ABC). No fim do mês passado, a proposta foi contemplada no novo PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da universidade, previsto para os próximos 10 anos.
Com essa perspectiva, agora será instituído um grupo técnico entre Consórcio ABC e UFABC para constituição do curso, que envolve as disciplinas ministradas, a necessidade de contratação de professores e até mesmo planejar a necessidade de ampliação física dos campi (Santo André e São Bernardo) para acolher os novos alunos.