ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Galípolo é quadro técnico extraordinário e competente no BC, mas escolha é de Lula, diz Costa

Em meio ao debate sobre a sucessão no Banco Central, em entrevista à GloboNews, o ministro da Casa Civil do Brasil, Rui Costa, concordou nesta quarta-feira, 3, com a tese da apresentadora de que o nome de Gabriel Galípolo – sem citá-lo nominalmente – é o provável substituto de Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central (BC).

“Sobre o BC, a escolha é do presidente Lula. É uma boa teoria de que o primeiro nome é sempre o nome mais forte”, disse em referência a Galípolo, diretor de Política Monetária da instituição. “Então é um quadro técnico extraordinário, competente. Mas a decisão ficará para o momento adequado, ao presidente Lula que ao final do ano, momento em que ele deve indicar, ele fará a indicação”, concluiu

Newsletter RD

No entanto, as conversas sobre a sucessão no Banco Central já correm a passos largos e envolvem o presidente Roberto Campos Neto, que vem sugerindo nos bastidores mais tempo para se concretizar a troca de comando na instituição – ou seja, que o anúncio do novo nome seja feito mais cedo.

O mandato dele se encerra em 31 de dezembro, na primeira substituição sob o sistema de mandatos fixos no BC, iniciado em 2021.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes