Projeto que prevê desassoreamento da Billings será apresentado no 99° aniversário da represa

Proposta da Frente Ambiental Viva Billings é desassorear o Córrego Grota Funda, que fica na divisa entre Diadema e São Paulo. (Foto: Banco de Imagens)

No próximo dia 27, data em que a represa Billings completa 99 anos, o projeto de intervenções na margem do reservatório, que envolve o desassoreamento do braço Grota Funda, a construção de um ancoradouro, uma escola de vela e um deck de contemplação, serão apresentados em evento que vai celebrar o aniversário. Trata-se de um projeto piloto e fruto da cooperação entre a prefeitura de Diadema, a Sabesp e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), denominado Frente Ambiental Viva Billings e que tem o objetivo de desassorear o braço Grota Funda e trazer de volta vocação turística para a Billings além da produção de água. A apresentação acontece durante um evento que terá palestras de vários professores da universidade, ambientalistas e técnicos da prefeitura.

Para a professora da USCS, bióloga e ambientalista, Ângela Marcondes, o projeto visa mostrar que é possível fazer uma obra com grande impacto ambiental positivo, quando há vontade política. A professora só lamentou que a prefeitura de São Paulo, que inicialmente faria parte do projeto não tem colaborado mais com a Frente Ambiental Viva Billings e lamentou também ações de governo que prejudicam ainda mais a produção de água deste reservatório.

Newsletter RD

Sobre o projeto da Frente Ambiental Viva Billings, Marta diz que ele está a todo vapor e que o projeto será apresentado pelo urbanista e professor da USCS Luís Felipe Xavier. “O projeto está lindo e nós vamos provar que dá para fazer quando há vontade política. Vamos promover o desassoreamento do braço Grota Funda e ainda vamos trazer o turismo de volta para essa região”, adianta.

Mas a ambientalista considera que a Billings continua sofrendo com a redução da capacidade de reservar água e com a qualidade da mesma. “A represa é maltratada e ninguém olha para ela com o carinho que ela merece. Ela deveria ter a vegetação das áreas de mananciais protegida, afastados os esgotos e menos assoreamento. Ninguém tem noção do que é ter essa quantidade de água tão perto. O reservatório nos traz tantos benefícios como a regulação da temperatura, a umidade, mas as pessoas exploram sem pensar. Enquanto temos um governador que se vangloria de colocar centenas de placas de energia fotovoltaica sobre as águas da represa, um prefeito da capital que quer por um barco que não tem condições de navegabilidade na represa não temos o que comemorar. Nesses 99 anos da represa precisamos refletir sobre a importância dela nas nossas vidas. Não dá para por placas de energia solar sobre a água, não dá para permitir que mais gente more na margem da represa e jogue esgoto na água e também não dá para aceitar o bombeamento do Rio Pinheiros para a Billings. Eu queria muito que a Lei Específica da Billings fosse respeitada”, desabafa a bióloga.

“Hoje 10 milhões de pessoas dependem da represa, que manda água para  Represa Guarapiranga também então temos que conscientizar as pessoas que se não cuidarem, todo esse povo vai ficar sem água”, completa. A proposta da Frente ambiental é entregar as obras no aniversário de 100 anos da represa, em março de 2025

O evento que vai marcar os 99 anos da Billings vai acontecer no dia 27/03 no Teatro Clara Nunes, no Centro de Diadema, das 14h às 18h. Além de Marta Marcondes e Luís Felipe Xavier, participam das palestras o advogado especializado em direito ambiental e fundador do MDV (Movimento em Defesa da Vida do ABC), Virgílio Alcides Farias; o diretor na secretaria de Meio Ambiente de Diadema, Ricardo Perez;  Roseli Benassi, da UFABC (Universidade Federal do ABC,  Livia Stefania Rosseto, representando o Consórcio Intermunicipal; Beatriz Vilera da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e Renato Nunes da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
do Estado de São Paulo) e Juliana Azevedo, da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes