ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

BCE: é cedo demais para falar em corte de juros com perspectiva incerta de inflação, diz Nagel

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Joachim Nagel disse nesta sexta-feira (23) que é “cedo demais” para falar em corte de juros, ainda que a hipótese “possa ser muito tentadora”. Em discurso feito em Frankfurt, na Alemanha, Nagel, que também é presidente do BC alemão (Bundesbank), argumentou que a perspectiva da inflação na zona do euro ainda não está suficientemente clara. “Nós precisamos estar convencidos, com base em dados, que a inflação irá atingir nossa meta de maneira factual e sustentável”, disse Nagel, acrescentando que isso dependerá em boa parte do comportamento dos salários e das margens de lucro.

Nagel ressaltou também que o BCE só terá um quadro mais claro sobre pressões inflacionárias na zona do euro no segundo trimestre. Só após esse período, segundo ele, a instituição poderá “contemplar um corte de juros”.

Newsletter RD

O dirigente disse ainda que o BCE correrá o risco de não cumprir sua meta de inflação, de taxa de 2% no médio prazo, se reduzir juros antes da hora ou de forma muito intensa. “Na pior das hipóteses, poderemos até ter de aumentar as taxas de juro outra vez”, alertou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes