A chegada do mês de março traz à tona um dos períodos mais doces do ano, a Páscoa (31 de março), responsável por aquecer o comércio das docerias e confeitarias. Ao RDtv, o consultor de negócios do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Caio Ito, comenta sobre como aumentar o número de vendas nessa época e as maneiras de otimizar a confecção até o produto final.
Para Ito, saber as receitas não é o bastante para empreender em um negócio como a venda de ovos de Páscoa. Segundo o especialista, o que mais atrapalha o sucesso nesse tipo de negócio é a falta de informação. Segundo ele, o primeiro passo para entrar neste tipo de negócio é entender o que o mercado esta produzindo (sabores, tamanhos, recheios), além de questionar os clientes em potencial para saber qual deve ser a maior demanda de produção de ovos. Em seguida, o empreendedor pode até optar por inserir brindes e realizar promoções, assim que se sentir mais confiante no negócio.
“Outro erro fatal é não divulgar os seus produtos. Temos as redes sociais que potencializam as vendas e devem ser usadas para isso, até mesmo incluindo um catálogo digital para que as pessoas possam ver o que esta à venda”, destaca o consultor.
Com um produto já estabelecido e divulgado, Ito explica que o próximo passo é o atendimento humanizado. Ele comenta que é interessante saber mais do cliente para aproveitar situações e vender mais. “Quando se questiona quantos ovos o cliente quer comprar, para quem, ou se é presente, você direciona seu produto para o cliente certo, gerando confiança e aumentando as chances de comprarem mais ovos e para mais pessoas”, orienta.
Já na entrega no produto, o consultor de negócios diz que é necessário se organizar para não se comprometer com datas. Como dica, ele recomenda utilizar um caderno ou agenda para se organizar, incluindo: nome do cliente, produto e data de entrega. Além disso, dá a sugestão de cobrar à parte o valor da taxa de entrega, pois há casos de clientes que desejam retirar o produto diretamente no local.
Lucro
Apesar das receitas deliciosas que a Páscoa proporciona, o que o empreendedor busca é lucrar. O consultor do Sebrae-SP determina três maneiras para calcular o preço do produto e garantir um retorno expressivo: pesquisa de mercado (comparando preços de produtos similares), verificar custos fixos que envolvem a composição do produto (inclui mão de obra, gás, luz, água) e valor agregado (para produtos já consolidados que possuem destaque no mercado, determinando o próprio preço).
Ito comenta, ainda, que para empreendedores que estão testando o mercado, a formalização do negócio como MEI (Microempreendedor Individual) não é algo prioritário, diferente de outros negócios que devem formalizar todas as informações para que possam vender.