Lewandowski recebe homenagem na Faculdade de Direito de São Bernardo

Ricardo Lewandowski foi homenageado pela Faculdade de Direito de São Bernardo, onde se formou / Foto: Divulgação

Com a presença de autoridades, professores e alunos no auditório do Cenforpe (Centro de Formação de Professores), o Ministro do Supremo Tribunal Federal Dr. Ricardo Lewandowski comandou a Aula Magna de 2012 da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e se emocionou com a acolhida que lhe foi dedicada como ilustre ex-aluno e ex-professor da instituição.

Durante o evento, o Ministro também foi homenageado com uma placa dedicada pela Faculdade, pela sua passagem e importância para o município, e foi entregue pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

Newsletter RD

Segundo o Ministro, participar do evento foi uma recordação importante, por conviver com professores e alunos da casa onde definiu sua área de atuação. “O momento da minha passagem pela faculdade foi decisivo para a minha formação.

O país vivia um processo de redemocratização e os grandes movimentos sociais nasceram exatamente aqui em São Bernardo do Campo. Portanto, eu me vi no epicentro do processo de redemocratização durante minha vida de estudante e foi um momento extremamente proveitoso para a minha formação pessoal, intelectual e política”, afirmou o Dr. Lewandowski.

O Ministro apresentou a palestra sobre “Noções Contemporâneas do Princípio Republicano”, abordando os períodos históricos marcantes na evolução do conceito de república assim como os principais pensadores que se dedicaram ao princípio. “Essa é uma expressão comum e muito utilizada. Todos nós sabemos que vivemos em uma república, que os brasileiros se pautam pelo princípio republicano, mas não sabemos exatamente o que isso significa e particularmente é muito importante que os juristas dominem com proficiência este conceito”, disse o palestrante sobre a relevância do assunto.

Para o Diretor da FDSBC, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, a solenidade foi uma das mais importantes já realizadas pela instituição, por estarem recebendo um filho da casa que é sempre lembrado nas aulas como um exemplo a ser seguido no campo profissional e humano. “O senhor sempre será o grande professor da Faculdade”, declarou o Dr. Mauad ao Ministro e ex-professor da Direito São Bernardo.

Compondo a mesa de recepção ao Ministro estavam: o Diretor da FDSBC, Prof.Dr. Marcelo José Ladeira Mauad; o Vice-Diretor da FDSBC, Prof. Dr. Rui Décio Martins; o Prefeito De SBC, Luiz Marinho; o Vice-Prefeito De SBC, Frank Aguiar; o Presidente da Câmara de SBC, Hiroyuki Minami; Presidente da 39ª Subseção da OAB de SBC, Dr. Leandro Piccino; o representante do Ministério Público, Promotor de Justiça Dr. Maximiliano Roberto Ernesto Fürher; o representante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o representante da Escola Paulista de Magistratura, Desembargador José Benedito Franco de Godói.

Durante o evento foram recebidos 70 quilos de leite em pó, doações feitas pelos espectadores do evento e que serão direcionadas para instituições de caridade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes