Avenida Brasil segue interditada e trabalhamos para baixar níveis das águas, diz Paes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reforçou há pouco o pedido feito mais cedo em vídeo publicado no X para que as pessoas evitem sair de casa, pois a cidade e o Estado ainda sofrem os efeitos das fortes chuvas de ontem, se estendendo pela madrugada. A Avenida Brasil, uma das principais via do município, permanece interditada devido a alagamentos, segundo disse instantes atrás em entrevista à CNN Brasil.

“Tivemos chuvas muito fortes na madrugada. As chuvas continuam em algumas partes. Estamos trabalhando para baixar os níveis das águas. Vamos trabalhar intensamente para devolver a normalidade”, afirmou. “A ajuda dos moradores é fundamental. Por isso. reiteramos o pedido para que a população não saia de casa. A chuva pode voltar”, acrescentou.

Newsletter RD

A região mais afetada é a zona norte, onde fica o Jardim América, e a cidade está em alerta 4, que é o penúltimo dos níveis que indicam situação de perigo. “A situação no Jardim América ainda continua muito complicada”, disse o prefeito.

Questionado se a cidade recebeu avisos sobre a intensidade das chuvas, Paes ressaltou que a Prefeitura do Rio tem desde 2010 centros de operações para acompanhar essas ocorrências, com pluviômetros e sirenes, por exemplo. “Estamos permanentemente alertas. Essa é uma época do ano que as chuvas podem acontecer. É óbvio que tem situações que podem minimizar os impactos, mas os impactos acontecem onde tem mais volume de chuva”, disse.

“Tem muita gente que teve prejuízo. É obvio que a maior preocupação é salvar vidas”, completou.

As provas dos processos seletivos Acadêmico Bolsista e Projeto Acolher, que ocorreriam hoje, foram adiadas devido às chuvas que atingiram a cidade do Rio nas últimas 24 horas. Novas datas para realização das provas serão divulgadas em breve, informou a Prefeitura.

Paes disse que a energia elétrica foi restabelecida no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na zona norte, que está inundado pela chuva.

Além disso, o prefeito determinou a suspensão do ensaio técnico das escolas de samba na Marques de Sapucaí neste domingo.

Há relatos de que duas pessoas estariam desaparecidas em decorrências das chuvas no Rio.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes