ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Curitiba manda Camboriú se retratar por acusação de envio de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Curitiba, capital do Paraná, está exigindo que a Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) se retrate por acusá-la de enviar pessoas em situação de rua, de ônibus, para a cidade catarinense. Em nota enviada a Prefeitura de Curitiba diz que tomará todas as medidas cabíveis para exigir uma retratação do município catarinense por divulgar “informações infundadas em vídeo” (leia íntegra abaixo).

A acusação foi feita em um vídeo, gravado por integrante da Abordagem Social, serviço de assistência oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, e publicado no sábado, 6, no perfil oficial da equipe no Instagram.

Newsletter RD

Segundo o vídeo, a equipe recebeu uma denúncia na sexta-feira, 5, de que havia pessoas em situação de rua em um ônibus rumo à Balneário Camboriú. A equipe, então, teria ido até a rodoviária do município e atestado a situação, a qual qualificou de “absurda”.

“Toda a equipe do resgate conversou com os moradores, eles ganharam passagem do município de Curitiba para virem a Balneário Camboriú”, afirma um membro da equipe no vídeo. “A gente tá de olho e a gente vai tomar as medidas cabíveis”, finaliza o homem.

Já a Prefeitura de Balneário Camboriú nega “veementemente” que tenha acusado a prefeitura da capital do estado vizinho de enviar as pessoas em vulnerabilidade social, mesmo que a equipe que divulgou o vídeo com a acusação faça parte de uma secretaria da Prefeitura e o vídeo em questão tenha sido publicado na rede social dessa equipe. A Prefeitura afirmou que está investigando o caso.

A Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, órgão que presta o mesmo tipo de serviço na capital paranaense, disse que não emitiu nenhuma passagem com destino a Balneário Camboriú para o mês de janeiro.

Procurada, a Abordagem Social não se pronunciou.

O que diz a Prefeitura de Curitiba

“A Fundação de Ação Social (FAS) não emitiu nenhuma passagem com destino a Balneário Camboriú para o mês de janeiro. O órgão vai tomar todas as medidas cabíveis para exigir uma retratação do município catarinense que divulgou informações infundadas em vídeo. A entidade esclarece que apenas atende pessoas com concessão de passagens que desejam retornar para suas cidades de origem no Brasil ou que comprovem vínculos na cidade em que deseja viajar. A concessão é feita somente para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade, após atendimento e análise técnica, além do contato com familiares na cidade de origem. Ressaltamos que a Fundação de Ação Social de Curitiba respeita as diretrizes e política nacional de atendimento às pessoas em situação de rua.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes