ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Enel informa Consórcio ABC que apagão afetou 556 mil imóveis na região

Enel foi uma das pautas da reunião ordinária de prefeitos do mês de novembro – Foto: divulgação Consórcio ABC

Em resposta à cobrança de informações feita pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, informou que o apagão registrado a partir do dia 3 de novembro na região, que durou dias para ser resolvido, afetou 556 mil imóveis nas cidades do ABC.

O posicionamento da empresa sobre o real impacto regional após a falha na prestação do serviço veio após o Consórcio ABC, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Procon Regional, que reúne os Procons dos municípios consorciados, cobrar esclarecimentos da concessionária sobre o número de clientes prejudicados e qual o plano de contingência para futuros episódios semelhantes ao registrado no início deste mês.

Newsletter RD

A cidade que contabilizou o maior número de imóveis afetados pela falha no sistema elétrico foi Santo André (238.316), seguida por São Bernardo (124.573), Diadema (76.016), Mauá (55.117), São Caetano (48.695), Ribeirão Pires (9.756) e Rio Grande da Serra (4.148).

As informações repassadas pela Enel entraram na pauta da reunião ordinária mensal dos prefeitos, realizada nesta segunda-feira (27/11), na sede do Consórcio ABC, em Santo André. Participaram do encontro o presidente da entidade regional e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, a prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli, além da vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, e do vice-prefeito de Ribeirão Pires, Rubens Fernandes, o Rubão.

Os dados enviados agora estão sob análise dos técnicos do Consórcio ABC, que devem decidir nos próximos dias quais serão as medidas cabíveis de cobrança à concessionária de energia elétrica.

“A gente vai acompanhar como será o plano de ressarcimento através dos Procons e analisar quais outras medidas podem ser tomadas neste caso”, afirmou o presidente do Consórcio ABC, Marcelo Oliveira.

Sobre um plano de contingência para futuros eventos climáticos futuros, a Enel informou que dispõe de um procedimento operacional intitulado “Manual de Atendimento para Eventos Severos”, para orientar as ações durante eventos severos que envolvam o sistema elétrico, bem como oferecer suporte operacional às ações a serem tomadas pelo Centro de Controle, de forma a propiciar a eficiência na tomada de decisão e a eficácia na comunicação junto aos órgãos de imprensa e clientes em geral.

Segundo a concessionária, aproximadamente 8 milhões de clientes foram afetados por falta de fornecimento de energia em toda sua área de concessão após a tempestade de 3 de novembro.

Novo PAC

A pauta da reunião também incluiu apresentação sobre os projetos de mobilidade urbana protocolados neste mês pelo Consórcio ABC no Novo Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC) do governo federal. O pleito totaliza R$ 218 milhões para os municípios consorciados, conforme explicou a coordenadora de Programas e Projetos Sandra Malvese.

Os projetos têm como base o Plano de Mobilidade Regional do Grande ABC, elaborado pela entidade regional em 2013 e atualizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana.O Consórcio ABC pleiteia recursos para a elaboração de projetos com impacto regional, como o Corredor Oratório, em Santo André; a Marginal Diadema, na avenida Ribeirão dos Couros, em Diadema; o corredor de ônibus na avenida Benedita Franco da Veiga, em Mauá; o corredor de ônibus nas avenidas Prefeito Valdírio Prisco e Francisco Monteiro, em Ribeirão Pires; e o corredor de ônibus Jean Lieutaud – Rio Pequeno, em Rio Grande da Serra.

O Consórcio também solicitou recursos para projetos de construção de mini terminais de integração de transporte coletivo dos municípios.

Correios

A reunião contou ainda com apresentação dos Correios sobre os principais serviços voltados para prefeituras e consórcios públicos. Consultor comercial da empresa, Pedro Henrique de Oliveira detalhou as ações dos Correios e atendeu a demandas dos prefeitos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes