Pouso suave é possível, mas não é nada garantido, afirma diretora do Fed

A diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Lisa Cook disse que o pouso suave da economia dos Estados Unidos está se mostrando possível, caso a inflação continue caindo enquanto a força do mercado de trabalho é preservada. Em discurso de abertura na Conferência da Cooperação da Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês), ela pontuou que está consciente de que há riscos de desaceleração econômica excessiva, e que vem monitorando os dados de perto para evitar um esfriamento “desnecessário”.

Lisa pondera, por sua vez, que as famílias parecem ter esgotado os excessos de reservas que foram responsáveis por parte da resiliência vista recentemente, e também tem sido registrado um aumento na inadimplência de empréstimos e nos cartões de crédito. “Temos que encontrar o equilíbrio entre fazer demais e não apertar o suficiente”, disse.

Newsletter RD

Ela reforça que o Fed segue focado em retornar a inflação para a meta de 2% ao ano, e que os indicadores vêm dando indícios de que o mercado de trabalho está se normalizando, ainda assim, é preciso manter postura cautelosa até ver uma redução sustentada da inflação.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes