
A forte chuva na tarde da última sexta-feira (3/11) deixou vários bairros do ABC sem energia elétrica. Neste sábado (4), mais de 24 horas depois do temporal, muita gente ainda continuava sem energia elétrica. Além da falta de luz, os moradores reclamam do não atendimento telefônico da Enel. A concessionária informa que trabalha para reestabelecer o serviço e que a expectativa é normalizar o serviço para a maioria dos clientes afetados até terça-feira (7).
Santo André parece ter sido a mais afetada pela queda de energia, já que bairros como Vila Bastos, Campestre, Jardim e Bangu, localizados próximos ao centro da cidade, continuaram sem energia elétrica, mesmo uma dia depois da tempestade.
Paulo de Freitas, pintor e morador da Vila Bastos, conta ao RD que o bairro sempre sofre com as chuvas. “Em dias com vento mais forte ou chuvas mais pesadas, sempre acabamos ficando sem energia em mais da metade do bairro. Normalmente é algo passageiro, que dura cerca de uma hora, mas já estamos sem luz faz mais de 24 horas e estamos perdendo alimentos conservados na geladeira”, reclama o munícipe.
Em Diadema, bairros como Vila Canhema e Vila Nogueira também ficaram mais de uma dia no escuro. Além disso, a avenida Jabaquara, que conecta a cidade a Capital, ficou mais de 12 horas sem energia e causou transtornos para moradores e motoristas.
Em São Bernardo, moradores dos bairros Jardim Represa, Taboão, Rudge Ramos e Royal Park reclamam não somente da demora para o restabelecimento de energia, mas também da falta de atendimento da Enel. “Moro no Rudge Ramos e estamos sem energia elétrica desde 16h54 de seta-feira. É um absurdo a Enel não dar um retorno sobre isso e nos deixar nesta escuridão que parece não ter fim”, afirma Flávia Vieira ao RD.
Caetano da Silva, morador do Jardim Oratório em Mauá, relata que o bairro está sem luz desde às 16h de sexta e, segundo ele, os canais de atendimento da Enel não atende novas ligações. “Estamos no escuro, tentando entrar em contato com a Enel e todos os números disponíveis estão ocupados. É uma falta de respeito conosco essa demora para retornar a luz”, declara o munícipe.
Enel
A Enel informa que trabalha nos reparos das ocorrências causadas pelas fortes chuvas e os ventos atípicos de sexta-feira. Ao todo, 2,1 milhões de clientes foram impactados desde sexta-feira, sendo que desse total cerca de 600 mil tiveram a energia restabelecida. “A companhia restabelece de forma gradual o serviço, com prioridade aos casos mais críticos, como serviços essenciais. Devido à complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, com substituição de cabos, postes e transformadores, alguns casos podem levar mais tempo. A expectativa é normalizar o fornecimento de energia para a maioria dos clientes afetados até terça-feira (7/11). A distribuidora está com uma mobilização total de equipes em várias frentes, como call center e operação, para o atendimento e aumentou em mais de 3 vezes o número de profissionais em campo”, afirma a concessionária.