
A Justiça Federal da 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre 6 e 10 de novembro, realiza 2.330 audiências na 18ª Edição da Semana Nacional da Conciliação. Em São Paulo, a abertura do evento ocorre no dia 6 de novembro, às 13h30, na Sala Desembargador Paulo Costa (Salão do Júri), no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A solenidade conta com a presença da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos, e do presidente do TJSP, desembargador Ricardo Maior Anaf.
A campanha, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006, é um esforço anual concentrado do Poder Judiciário com o objetivo de estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios. O tema deste ano é “Conciliação: a um passo da solução”.
O objetivo é demonstrar ao cidadão como ele pode aproveitar melhor o tempo ao optar pelo método de autorresolução de conflitos, que oferece praticidade e rapidez para as partes, bem como maior eficiência para a estrutura judiciária.
Durante os cinco dias do evento na Justiça Federal da 3ª Região, são previstas 1.277 audiências de conciliação envolvendo conselhos de classe profissional; 720 sobre pedidos de indenização material e moral; 142 sessões sobre responsabilidade do fornecedor; 106 sobre contratos bancários; e 85 sobre a inclusão indevida em cadastro de inadimplentes.