Ex-diretora da Pasta da Economia na gestão Guedes é pré-candidata pelo Novo à Prefeitura de SP

A corrida pela Prefeitura de São Paulo em 2024 tem uma nova pré-candidata: a economista Marina Helena Santos, ex-diretora de Desestatização do Ministério da Economia na gestão de Paulo Guedes. O Novo, ao qual é filiada, anunciou a pré-candidatura dela nesta segunda-feira, 30.

Ex-secretária-geral do Diretório Nacional do Novo, ela disputou o mandato de deputada federal em 2022 e ficou como suplente. Nas eleições passadas, a economista declarou um patrimônio de R$ 8,6 milhões. Ela tem 43 anos e 20 de experiência em “setor privado, setor público e terceiro setor”, diz o partido.

Newsletter RD

Marina Helena é mestre pela UnB, montou o plano de governo do Novo para as eleições municipais de 2020 – quando Filipe Sabará foi o candidato da sigla – e foi CEO do Instituto Millenium, entidade liberal fundada por Guedes. Antes da carreira política, ela trabalhou no mercado financeiro e em bancos.

Com Marina, agora São Paulo tem seis pré-candidatos para 2024. Marina Helena e Tabata Amaral (PSB) são as únicas mulheres. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) tentará a reeleição. Também já tem o nome colocado para a disputa o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro e senador Marcos Pontes (PL), e o também deputado Kim Kataguiri (União Brasil).

Ricardo Salles se retirou da disputa e, recentemente, disse que pode disputar a Prefeitura de São Paulo mesmo que tenha que sair do PL.

Marina Helena disputará o eleitorado da direita. Na nota divulgada pelo partido para anunciar a pré-candidatura, a economista diz que a segurança pública será o principal tema da sua campanha. “Chega de São Paulo ser dirigida pela esquerda”, afirmou.

“O índice de roubo de celulares está altíssimo, o problema da Cracolândia é gravíssimo, não podemos fechar os olhos para isso. O atual prefeito prefere usar o orçamento para fazer asfalto a investir em segurança pública. Nós, de direita, não passamos pano para bandido”, disse a pré-candidata.

Marina Helena afirma que aos 13 anos fugiu de casa, no Maranhão, por ter sido vítima de um abuso e que seguiu para São Paulo em busca “de uma vida melhor”. “Desde cedo estudei e trabalhei muito para sustentar minha mãe e três irmãos. Tive que ralar muito para chegar até aqui.”

Apoio a Bolsonaro e críticas a Lula

Nas redes sociais de Marina Helena há elogios ao libertário Javier Milei, que disputa a presidência da Argentina contra o governista Sergio Massa, e críticas a Lula, aos privilégios do Poder Judiciário e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Nas eleições de 2022, a economista declarou voto no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

No dia 28 de setembro, ela parabenizou o Senado Federal por ter aprovado o projeto de lei do marco temporal da demarcação das terras indígenas, contrariando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a tese é inconstitucional. “Em defesa ao fim do ativismo legislativo do STF, a oposição obstruiu as votações no Congresso e o Senado aprovou o marco temporal”, escreveu a economista.

Nas eleições presidenciais passadas, ela criticou o “ativismo político” e a “censura prévia” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que suspendeu a exibição de um filme, às vésperas do primeiro turno, sobre a facada que Bolsonaro levou em Juiz de Fora. O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral Eleitoral, entendeu, na época, que o gesto era um investimento privado indireto na campanha do ex-presidente.

No vídeo, Marina Helena também criticou o direito de resposta que Lula obteve nos programas de Bolsonaro. “Pode chamar o Bolsonaro de genocida e não pode chamar o Lula de ladrão?”, questionou a economista.

Ainda em 2022, ela criticou João Amoêdo e disse que o Novo errou ao não tê-lo expulsado antes, “depois de tantos precedentes”. Um dos fundadores do partido, Amoêdo declarou voto em Lula no segundo turno das eleições passadas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes