ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Plataforma soma 2,4 mil abaixo-assinados criados no ABC e 20 vitórias

Abaixo assinado sobre escola em Ribeirão Pires é uma das vitórias obtidas no ABC. (Foto: Reprodução)

A plataforma Change.org, uma plataforma internacional de petições on-line já registrou mais de 2,4 mil petições criadas por moradores do ABC desde 2012 até 10 de outubro deste ano. Levantamento feito pela plataforma a pedido do RD mostra que somente neste ano, até o dia 10 de outubro, foram criadas 56 petições, média de duas por semana. A diretora-executiva da Change.org no Brasil, Monica Souza, explica que só na região as petições resultaram em 20 vitórias.

Os assuntos alvo dos abaixo-assinados são os mais diversos, vão desde causas sociais, até questões ambientais e de políticas públicas como transporte e saúde, sendo que muitas são apelos por tratamentos e medicamentos de alto custo negados por governos ou convênios médicos. “A proposta da plataforma é ser uma ferramenta de participação cidadã, se de colocar em favor das mais diferentes agendas e fortalecer a democracia”, explica Monica.

Newsletter RD

Segundo a diretora o perfil das petições feitas pelos moradores do ABC não diferem muito das feitas no restante do país. Ela diz que há bastante engajamento em relação aos abaixo-assinados criados na região. “Em geral as demandas são de urbanismo, transporte e muitas relacionadas à saúde. A saúde é um tema em recorrente e quando uma petição surge logo ela tende a crescer. Temos uma curadoria que avalia as petições de maior alcance, aquelas que vão ser mais abraçadas pelos usuários”.

A diretora conta que a plataforma entra em contato com os peticionários para entender a demanda e se ele quer que a Change.org questione o prestador de serviço ou o órgão público alvo da petição. “A gente não vai direto, conversamos primeiro com o peticionário e pedimos se ele quer a intermediação, primeiro pegamos o consentimento. A gente faz isso quando percebemos que é uma agenda muito quente. Quando essa situação acontece as próprias comunidades se retroalimentam e o engajamento é grande, tão forte que é difícil a parte cobrada não perceber”, diz a diretora.

Impactos

Dentre os casos que chegaram até a plataforma está o da comunidade escolar da Escola Estadual Professora Leico Akaishi, de Ribeirão Pires, que se uniu em 2016 para barrar um projeto de fechamento da unidade de ensino. Após as mobilizações do movimento secundarista, atrelado ao abaixo-assinado e determinação da Justiça, o projeto de fechamento da escola foi revogado.

Equipe da Change.org orientam os cidadãos para o encaminhamento das demandas. (Foto: Divulgação)

A plataforma Change.org também citou outros casos da região. Uma moradora de Santo André criou uma petição em 2019 pedindo por um tratamento digno a um homem autista, de 30 anos, que vivia acorrentado em sua casa, em Fernandópolis. Após matérias na imprensa e uma grande repercussão do caso, que contou com o engajamento de 118 mil pessoas em uma petição, o paciente recebeu o tratamento.

Tem também o caso de uma mãe de São Bernardo que em 2018, depois de cinco meses de batalha conseguiu a liberação de um remédio de alto custo para o filho que possui nanismo. Ela engajou quase 45 mil apoiadores na petição.

Já em 2021, moradores do bairro Taboão, São Bernardo, se uniram para reivindicar ações da prefeitura para garantir maior sensação de segurança na região. Mais de 800 pessoas se uniram à mobilização, que deu resultados, como: poda de árvores, conserto de buracos nas avenidas principais, pintura e limpeza de muros, entre outras benfeitorias.

No ano passado, habitantes do bairro Cooperativa e adjacências se engajaram para protestar contra a transformação da Estrada Particular Fukutaro Yida em mão única, acarretando em mudança de itinerário de ônibus. Após as mobilizações a voltou atrás nas mudanças. A petição coletou mais de duas mil assinaturas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes