
Com o setor gastronômico em franca ascensão na cidade, Santo André acaba de receber nova franquia. A padaria de fermentação natural Nema inaugurou nesta terça-feira (12), no bairro Jardim, sua primeira unidade no estado de São Paulo.
Localizada na rua das Figueiras, número 735, a marca carioca gerou 16 empregos diretos em Santo André e investiu cerca de R$ 2 milhões para abrir suas portas.
O carro-chefe da padaria, que nasceu em 2018 em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, é o sourdough. Vendido em três versões (clássica, integral ou multigrãos), ele descansa por 18 horas antes de ir ao forno. Por mês, são mais de 75 mil unidades vendidas nas lojas da rede.
Segundo Álvaro Cardoso Bastos Júnior, proprietário da nova unidade da Nema, o investimento em Santo André se deu após perceber que a cidade tem um ambiente de negócios favorável, sobretudo na área gastronômica.
O secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, avalia que a inauguração é importante para seguir consolidando a cidade como referência gastronômica na região. “Mais uma conquista para o nosso tão importante e crescente segmento gastronômico. Mais do que receber este novo empreendimento, com geração de emprego e renda na cidade, é importante destacar que fomos escolhidos pela marca para ser a primeira unidade no estado”, diz Banzato.
Com a inauguração, a Nema chegou à sua 13ª unidade no Brasil, sendo nove lojas no Rio de Janeiro, uma em Niterói e duas em Santa Catarina. Uma nova unidade será inaugurada até o final de setembro em Pinheiros, na Capital.
Santo André foi apontado em novembro do ano passado como a quinta cidade do Brasil no crescimento do número de unidades de franquias, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Na estatística que aponta as 30 maiores cidades do país em crescimento de número de unidades de franquias, foi indicado que Santo André saltou de 1.020 unidades para 1.303, um crescimento de 27,7% no período de um ano. O município só ficou atrás de Manaus, Cuiabá, Belo Horizonte e São José do Rio Preto.
Para efeito de comparação, a segunda melhor colocada da Região Metropolitana é a própria Capital, que ficou na 14ª colocação, com crescimento de 21,8%. No ABC, o segundo município com melhor colocação foi São Bernardo, que teve crescimento de 20,6% e ocupou a 19ª colocação nacional, ficando ainda atrás de Guarulhos, no recorte da Região Metropolitana. As demais cidades do ABC não aparecem no levantamento.