Alunos da FMABC recebem Drauzio Varella em roda de conversa

Drauzio também destacou a importância de valorizar o estudo e a formação em universidades como a FMABC, e ofereceu conselhos baseados em sua própria trajetória de sucesso na área médica para os futuros profissionais da área da saúde que estiveram presentes no encontro (Foto; Divulgação)

O médico e escritor Drauzio Varella esteve na quarta-feira (09/08) no Centro Universitário FMABC, em Santo André, para uma roda de conversa com estudantes a respeito das condições de saúde da população carcerária brasileira e o impacto da literatura no silenciamento da periferia.

O mote do encontro foi a leitura escolhida pelo Clube do Livro do diretório acadêmico do curso de medicina da instituição de ensino no mês de julho, a obra “Prisioneiras”, escrita por Varella. Além disso, o bate-papo também abordou outras obras escritas pelo autor e sua experiência durante mais de 10 anos de atuação como médico no presídio do Carandiru.

Newsletter RD

Durante a conversa, Drauzio também destacou a importância de valorizar o estudo e a formação em universidades como a FMABC, e ofereceu conselhos baseados em sua própria trajetória de sucesso na área médica para os futuros profissionais da área da saúde que estiveram presentes no encontro.

Alguns dos pontos abordados pelo especialista foi a diferença da prática médica realizada nos presídios masculino e feminino do Carandiru, e como o encarceramento e a redução de espaços influencia o comportamento.

A organização do evento ficou a cargo do Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, que também realizou a transmissão para os estudantes do filme “Carandiru”, inspirado na obra de Varella, complementando a conversa realizada nesta quarta-feira.

“O clube do livro é aberto a todos os estudantes do Centro Universitário, e a intenção é trazer a cultura e as questões sociais para mais perto dos alunos, expandindo a experiência para além das aulas”, explicou Luiza Bronsarto Motta, aluna do terceiro ano de Medicina e presidente do Diretório Acadêmico.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes