
O Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do ABC) que representa os motoristas de ônibus urbanos, rodoviários e fretados na região realiza até esta sexta-feira (11/08) a eleição para escolher a diretoria que vai ficar à frente da entidade nos próximos quatro anos. A chapa única encabeçada pelo atual presidente, Leandro Mendes da Silva, enfrenta um grupo de oposição que alega não ter conseguido inscrever chapa para a disputa e que entrou na justiça obtendo uma liminar que susta os efeitos da eleição.
José Carlos dos Reis, um dos integrantes do grupo contrário a atual gestão, sustenta que a chapa 2 não foi inscrita porque a diretoria mudou as datas previstas para a realização do pleito. “Anteciparam tudo, a eleição era para acontecer em dezembro e por isso nós não conseguimos inscrever nossa chapa e não é primeira vez que isso acontece, há quatro anos fizeram igual”, aponta. Reis diz ainda que desaprova a gestão alegando que a mesma nada vez em defesa da categoria.
Em sua decisão o juiz plantonista, Ademar Silva Rosa, da 1ª Vara do Trabalho de Santo André, concedeu a liminar e justifica que há indícios de falta de publicidade ao pleito que precisam ser apurados. “Ressalto que a publicação dos requisitos para a eleição da diretoria do Sindicato deveria ocorrer em meio de divulgação que atinja os membros da categoria da maneira o mais eficiente possível e, ainda que a sua publicação tenha sido efetuada em jornal de grande circulação nacional, isto, por si só, não garante o acesso mais efetivo dos eleitores às informações referentes ao pleito. Há indícios de ausência de transparência na eleição atacada o que, se não autoriza seu cancelamento, permite que se sustem os efeitos até melhor análise do pedido principal formulado nesta ação pelo juízo natural. Destarte, nos termos dos artigos 294 e 300, §2º, todos do CPC, concedo liminar determinando a sustação dos efeitos das eleições a serem dias 09/08 /2023, 10/08/2023 e 11/08/2023 na sede do Sindicato requerido até ulterior deliberação pelo Juízo natural”, diz o despacho.
O diretor jurídico do Sintetra, José Valdemar Romaldini Júnior, disse que a publicidade, conforme exigido no estatuto da entidade, foi dada. A publicação do edital de convocação para a eleição foi feita no Jornal O Estado de São Paulo. “Além disso publicamos no jornal da categoria, o Chapéu de Bico, que teve mais de 5 mil exemplares distribuídos, além disso fizemos publicações nas nossas redes sociais que hoje, são os meios mais eficientes para a divulgação”, detalhou.
O advogado da entidade sindical conta ainda que a eleição ocorre tranquilamente em todos os postos onde foram colocadas urnas, que são as garagens de ônibus e a sede do sindicato, na rua Santo André, no Centro da cidade. Sobre a ação contra o processo eletivo do Sintetra, Romaldini Júnior diz que ela partiu de um associado que questionou a validade do procedimento e nega as supostas irregularidades apontadas. “Não tem irregularidade tanto que o juiz não atendeu o pedido para suspender a eleição, apenas sustou o resultado e enquanto isso o sindicato vai oferecer a sua defesa e mostrar que tudo ocorreu dentro do que diz o estatuto”, acrescenta.
A base do Sintetra tem aproximadamente 20 mil trabalhadores no ABC, dos quais perto de 5 mil são sindicalizados. O diretor jurídico rebate o apontamento feito pelo representante da chapa que não chegou a ser inscrita, ao dizer que a entidade não trabalhou pela categoria. “O sindicato tem trabalhado seriamente no sentido de recuperar o poder de compra dos trabalhadores e ampliar os benefícios para a categoria, dando mais condições de saúde e lazer, como entregamos o nosso Clube Social. Outra conquista veio da habilidade de negociação com o sindicato patronal, neste ano conseguimos para o setor do transporte urbano o maior percentual de reajuste do Estado e diria que é o maior do país, pois não temos notícia de outra conquista como essa”. Romaldini Júnior se refere ao acordo celebrado em maio que um reajuste de 7%, sendo 3,8% correspondente a inflação mais 3,2% de aumento real nos salários. Já os motoristas de veículos do tipo Midi conquistaram um percentual maior de reajuste, de 10%, porém essa categoria tem salários menores e a classe ainda briga pela equiparação salarial.
A eleição no Sintetra termina nesta sexta-feira (11/08) às 17h, quando terá início a apuração que será feita na sede da entidade, com a presença da diretoria e de políticos da região. “Os convidados vão aferir a transparência da eleição”, completa o diretor jurídico.