ABC - quarta-feira , 18 de setembro de 2024

Região tem novo incêndio em poste e fios caídos põem moradores em risco

Ciclista se enrosca nos fios deixados pendurados pelas empresas de telecomunicação após incêndio em poste em Diadema. (Foto: Reprodução)

No domingo (01/09) os cabos de telefonia, internet e tv que passam pela avenida Afonso Monteiro da Cruz, em Diadema, pegaram fogo em mais um de vários episódios de incêndio em postes na região. Na manhã desta quarta-feira (04/09) três dias após o acidente, inúmeros pedaços de fios, queimados ou partidos ainda se enroscavam entre postes e caídos pela calçada ao longo de um quarteirão colocando em risco pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas que trafegam pelo local. Imagens feitas no local por moradores mostram que pedestres precisam andar pela rua para desfiar dos fios e até um ciclista teve a bicicleta enroscada os cabos caídos.

O RD já noticiou inúmeros problemas com fios caídos sobre calçadas, incêndios em postes e os riscos de acidentes. As partes envolvidas empurram a solução do problema uma para a outra. A Enel, que aluga espaço nos postes para as empresas de telecomunicação, diz que o problema não é de sua responsabilidade a entidade que reúne as operadoras, a Conexis, diz que a responsabilidade por fiscalizar é da Enel. Enquanto isso por toda a região se encontram cabos caídos e o caso específico do bairro Serraria, em Diadema, são muitos pedaços de cabos que se embaraçam dos postes até o chão.

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Para  o morador do bairro Adonias Ramos, a situação é difícil para quem mora no local e a sensação é de abandono e de desprezo com a segurança das pessoas. “Nem a calçada é mais um espaço seguro, a gente tem que andar desviando dos fios. O medo é que um deles toque na rede elétrica e possa eletrocutar alguém. Já tem três dias do incêndio no poste e aqui está essa situação, os fios todos caídos pela calçada e pela rua, nem o próprio lixo deles essas empresas não recolhem. E tem muita gente por aqui que ainda hoje esta sem internet”, desabafa.

A prefeitura diz que vai acionar a Enel. “A prefeitura acionou a ENEL, no dia do ocorrido (01/09), para que, junto com as empresas autorizadas, restabelecesse o serviço e solucionasse a questão. Diante da incompleta solução do caso, a prefeitura instará a ENEL para retornar e adotar as medidas necessárias para conclusão da demanda”, diz nota do paço diademense.

A Enel diz que, apesar de não ser de sua responsabilidade, vai enviar pessoal até o local para retirar os fios partidos. “A Enel Distribuição São Paulo informa que técnicos da empresa estiveram no local e verificaram que o incêndio foi provocado pela fiação de telefonia. A equipe da distribuidora auxiliou na contenção das chamas, que não impactaram o fornecimento de energia. Em seguida, profissionais das empresas de telefonia e internet realizaram os reparos necessários. A Enel São Paulo ressalta que os cabos de telecomunicação são responsabilidade das empresas que prestam serviços de telecomunicações. Nestes casos, a distribuidora de energia notifica as empresas responsáveis, que precisam realizar a retirada ou manutenção dos fios. Somente no ano passado, a Enel enviou mais de 1.600 notificações de fiação irregular para as empresas de telecomunicações responsáveis e realizou mais de 19 mil ações de regularização de cabos de Telecom em situação irregular nos postes da Enel SP. Entretanto, com o intuito de evitar riscos e danos à população, a companhia irá encaminhar uma equipe ao local mencionado para realizar a remoção dos fios”, diz nota da companhia de energia.

A Conexis, disse inicialmente, em nota, que as empresas cumprem regulamentos. “As prestadoras de serviços de telecomunicações seguem os padrões estabelecidos em regulamentos e normas técnicas para a instalação de fios e cabos nos postes e mantêm equipes de prontidão para manutenção permanente e atendimento de eventuais emergências”. Sobre o caso específico, diante do terceiro dia ainda com o cabeamento abandonado ao chão pelas operadoras, a entidade informa que acionou as empresas para reparos. “Já estamos em contato com as operadoras para as devidas providências. Contudo, vale complementar que a fiscalização cabe à empresa proprietária do poste, que deve acionar as empresas de telecomunicações para reparos em caso de necessidade”.

De acordo com a resolução número 4 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a concessionária de energia dona dos postes é responsável pela segurança. O artigo 4°, nos parágrafos 2° e 3° da resolução, diz que: “As distribuidoras de energia elétrica devem zelar para que o compartilhamento de postes mantenha-se regular às normas técnicas. As distribuidoras de energia elétrica devem notificar as prestadoras de serviços de telecomunicações acerca da necessidade de regularização, sempre que verificado o descumprimento ao disposto no caput deste artigo”.

Veja vídeo: 

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