ABC - domingo , 28 de abril de 2024

Temporada de festivais no ABC deve atrair mais de 250 mil de visitantes até julho

Banda Roupa Nova completa 40 anos de carreira e se apresenta no Festival do Chocolate de Ribeirão Pires (Foto: Divulgação)

O inverno começa nesta quarta-feira (21/6) e quem mora no ABC ou conhece as cidades já sabe das principais atrações desta temporada, o Festival de Inverno de Paranapiacaba, em Santo André, e o Festival do Chocolate, em Ribeirão Pires. As duas festas acontecem entre julho e agosto  e devem atrair, juntas, cerca de 250 mil visitantes por causa das atrações musicais, de cultura de uma forma geral e gastronomia.

As prefeituras ainda não divulgaram o investimento nas duas festas, mas a expectativa de retorno para a economia da região. Até mesmo a programação ainda está sendo preparada e tem poucos detalhes já definidos.

Newsletter RD

Realizado na Estância Turística de Ribeirão Pires, o 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires será realizado nos finais de semana entre 28 de julho a 13 de agosto – sextas, sábado e domingos, no Complexo Ayrton Senna. Apesar da proximidade, a programação ainda está sendo preparada, porém a Prefeitura, organizadora da festa, divulgou a atração de abertura – o grupo Roupa Nova, que se apresentará no dia 28 de julho. A banda, grande sucesso popular romântico, comemora 40 anos de estrada.

O Festival do Chocolate deste ano marca o fim de um jejum da festividade, não realizada em 2020 e 2021 por conta das restrições de saúde impostas pela pandemia da covid-19. No ano passado a festa também não foi realizada por dificuldade financeira da administração municipal. Em 2019, a última edição do festival reuniu 110 mil pessoas apenas em dois dos três finais de semana. Naquela ocasião se apresentaram no festival 70 artistas, 90% deles da cidade, os demais foram músicos bem conhecidos do público o que atraiu gente da região e de fora dela.

A entrada para o Festival do Chocolate será um quilo de alimento não perecível ou ração para pet. Os donativos serão enviados ao Fundo Social de Solidariedade. Desde a primeira edição, em 2005, já passaram pelo Festival do Chocolate 3,2 milhões de pessoas. A Prefeitura divulgará, nas próximas semanas, informações sobre programação e formato do evento neste ano.

Paranapiacaba

Já o Festival de Inverno de Paranapiacaba, tradicionalíssimo na região, não apenas pelas atrações musicais e gastronômicas, mas por todo o espectro cultural e histórico da vila que abarca, será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho. A vila ferroviária recebe, em média, mais de 100 mil visitantes a cada evento. Para esta 22ª edição a Prefeitura de Santo André ainda não fechou a programação. Mas independente das atrações, a charmosa vila incrustada na Serra do Mar, que foi fundada durante a construção da estrada de ferro entre o litoral e o planalto paulista, não deve receber menos que o público de 2019, quando passaram por lá 110 mil pessoas.

Paranapiacaba conta com charmosas casas de chá, lojas de artesanato, antiguidades e outras especializadas em gastronomia ligada ao fruto típico e versátil da Mata Atlântica, o cambuci. Quem já esteve por lá durante o festival sabe que inúmeras atividades culturais acontecem ao mesmo tempo em diferentes pontos da vila, agradando diversos tipos de público. O Festival também não aconteceu em 2020 e 2022, diante da emergência de saúde e no ano passado recebeu 75 mil pessoas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes