A mobilidade urbana é um grande desafio hoje e no futuro. Como vamos fazer com que as pessoas possam se movimentar melhor? O questionamento é de Aparecido Donizeti Pereira, secretário de Mobilidade Urbana de Santo André. Donizeti lembra que nas grandes cidades o rodízio é um recurso, mas defende o transporte coletivo atrativo ao usuário como um bom começo para a mobilidade desejada.
O secretário aponta que o plano diretor colaborativo para uma cidade que traga serviços mais perto dos cidadãos, descentralize o comércio, incentive empregos locais e home office sempre que possível pode ajudar na fluidez do trânsito. Mas adverte que obras para melhorar a sinalização, educação de trânsito, investimentos em viadutos e semáforos inteligentes não podem faltar.
Donizeti também aposta na valorização do transporte coletivo com mais conforto, segurança, acessibilidade e capilaridade como fatores de incentivo aos usuários e menos transporte individual nas ruas das cidades, onde a cultura de carona solidária não existe.
Tudo tem mudado e continua a mudar com a pandemia na visão de Donizete. “É perceptível que a realidade é outra, as pessoas estão cada vez mais fazendo as coisas no conforto de suas casas, com certeza esse é o futuro”, anuncia, ao ressaltar que os desafios para uma cidade com mais qualidade de vida, inclusão e trânsito humanizado continuarão a existir.
Donizeti revela que a Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André está a pleno vapor na discussão do Plano de Mobilidade Sustentável e Inclusiva (PMSI), que trata dos desafios para a mobilidade com sustentabilidade, o que incluem combustíveis limpos, inclusão, para que todas as pessoas possam ir e vir com segurança e pessoas menos tempo paradas no trânsito. O PMSI está no Plano Diretor.