Enquanto a classe política está de olho nas eleições gerais, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC está de olho no orçamento federal de 2027. Ao RD Cast desta segunda-feira (20/07), o secretário-executivo da entidade regional, Gilmar Viana, revelou que há uma busca de agendas com ministros para que demandas possam ser apresentadas. A ideia é que as sete cidades sejam incluídas no orçamento do próximo ano com investimentos.
Segundo Viana, o escritório do Consórcio ABC em Brasília estava em busca de uma agenda com o Ministro da Educação, Leonardo Barchini, para levar demandas da região. A ideia é trazer Barchini para a sede da entidade, em Santo André, para que possa se reunir diretamente com os prefeitos.
Outro alvo é uma agenda com o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Nesse caso, a ideia é discutir bioeconomia e as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação.
A ideia é conseguir uma aproximação cada vez maior do Governo Federal até setembro, aproveitando o período anterior da entrega da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027.
“A hora de discutir o orçamento do próximo ano é agora. E com esse pessoal, os ministros que foram passados. É de julho, agosto e setembro que se dá o jogo, porque aí, depois, você fecha o orçamento em setembro, outubro, novembro vai para as emendas e dezembro é aprovado e bate o martelo. A hora de disputar é agora.”, explica Viana.

Um dos cuidados para a formatação dessas agendas é evitar qualquer problema com as leis eleitorais, que acabam gerando limitações nesse processo. Mas a intenção é criar um processo de captação de recursos que possa amplificar as chances da região em receber novos investimentos.
Mobilidade Urbana
Outro tema em debate no Consórcio ABC é a atualização do Plano Regional de Mobilidade. A intenção é que ainda nesse semestre, os dois processos licitatórios sejam concluídos para a atualização desse processo que ocorreu em 2016. Mas além do planejamento de corredores de ônibus, e a inclusão de temas que ainda não estavam nos planos como o BRT-ABC e a Linha 20-Rosa do Metrô, a entidade quer aproveitar a revisão para ampliar o debate sobre o tema.
Viana explica que um dos debates internos é a possibilidade de criar uma Agência Reguladora que possa ajudar na regulamentação do serviço de mobilidade na região. Um dos estudos focará na possibilidade de se criar uma Autoridade Metropolitana de Transportes.
“E hoje a Artesp, que cuida aqui também da região, mas a gente está, nesse projeto, nessa revisão, nós estamos apontando para a possibilidade de criação de uma autoridade metropolitana aqui para a região, que não é nenhum sonho, pelo contrário. Isso a gente resolveria, inclusive, o problema da própria Artesp, porque seria importante para que a gente pudesse conferir racionalidade aqui para as linhas, para os vários modais que estão presentes aqui na região e que precisam dar, como falei, conferir racionalidade, se tem sobreposições de linhas ou a presença da EMTU, precisa ser estudado”, diz o secretário-executivo.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
