Estudantes do 4º ao 9º ano da rede municipal de Ribeirão Pires participam nesta semana da primeira etapa da sondagem do nível de
conhecimento nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Até sexta-feira (24/03), 1.818 alunos realizam atividades diagnósticas aplicadas pela Secretaria de Educação e Cultura para identificar possíveis fragilidades no aprendizado e traçar ações para melhorar o desempenho das turmas.
Três avaliações estão programadas para acontecer até novembro deste ano. Os questionários elaborados pela equipe de Orientação Educacional da Prefeitura são preparados de acordo com a faixa etária dos estudantes e utilizam os descritores – elementos que estabelecem quais são as habilidades esperadas para cada etapa de aprendizado – utilizados pelo
Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e que acompanham a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A partir dos resultados, que serão tabulados e avaliados pela equipe escolar e pelos pedagogos da Secretaria de Educação e Cultura, será possível identificar quais são as dificuldades dos alunos e estabelecer novos planos de trabalho.
“Além das disciplinas base, que são matemática e língua portuguesa, as atividades integram outras áreas de conhecimento. O objetivo é avaliar possíveis fragilidades dos alunos e traçar novas ações para que o estudante desenvolva determinadas habilidades específicas necessárias para seu aprendizado”, explicou Maria Aparecida Almeida Silva, orientadora educacional da Prefeitura.