
Com a crise causada pela pandemia do coronavírus, muitos ainda buscam maneiras de conseguir uma fonte de renda e, com o feriado da Páscoa, dia 9 de abril, a fabricação de ovos de chocolate em casa pode ser uma alternativa para conseguir dinheiro. O RD conversou com uma docente de gastronomia do Senac São Bernardo, Sheila Lima, que explicou os benefícios da produção caseira e como produzir um ovo de Páscoa de qualidade para agradar o consumidor.
Para a fabricação de qualquer coisa com chocolate, Sheila afirma que é necessário realizar a temperagem de maneira correta, tendo em mente as diferentes temperaturas que o chocolate precisa estar para poder formar a “casca” do ovo de Páscoa. O processo de temperagem é o resfriamento gradual do chocolate, que evita a separação entre a manteiga de cacau e os demais sólidos do cacau, o que garante ao produto final estrutura compacta e homogênea, por isso a temperatura do chocolate é essencial durante todo o processo. “Aqueles que trabalham com isto há mais tempo já sabem o estado correto que cada tipo de chocolate deve estar, mas aqueles que não têm familiaridade podem verificar a temperatura correta nas embalagens”, destaca.
Veja os materiais necessários para fazer ovos de Páscoa em casa:
- Chocolate (ao leite/branco/meio amargo/amargo)
- Molde de ovos, de preferência de silicone (disponíveis em lojas de confeitaria)
- Termômetro digital ou de espeto
- Panela de banho maria ou refratário apropriado para microondas
- Espátulas para a temperagem de chocolate
- Espátulas de silicone
Benefícios de empreender com chocolate
Antes de se profissionalizar e lecionar no Senac de São Bernardo, Sheila vendia ovos de Páscoa e trufas para conseguir uma renda extra para a família e aconselha a produção em casa. “O chocolate é um ingrediente amado por quase todo mundo, que possibilita uma fonte de lucro mais rápida e que amplia a sua criatividade, já que você irá buscar por algo que diferencie seu produto e que atraia mais pessoas que estão cansadas da ‘mesmice’ que encontramos nos supermercados”, comenta.