A Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) completa 85 anos no próximo dia 13 de fevereiro. Com a data, além dos festejos tradicionais, a entidade visa aproximar os associados ainda mais da tecnologia e da educação, oferecendo novos cursos. Em entrevista ao RD Momento Econômico desta terça-feira (07/02), o presidente Pedro Cia Jr. deu detalhes sobre as novas ações.
A festa ficará para um jantar que será realizado na data de celebração do aniversário. Porém, nos próximos dias serão detalhadas as ações para a implantação dos cursos da Faculdade do Comércio e outros cursos para que os empresários associados possam se atualizar sobre as novas ações do mercado e mesmo das mais diversas formas de venda.
Pedro relembra que durante a pandemia foi necessário fazer uma aproximação dos associados com o comércio digital, o chama de “vacina do comércio”, para que as vendas continuassem mesmo sem a presença do cliente nos estabelecimentos devidos as medidas protetivas em relação ao Covid-19.
Agora a ideia é potencializar as ações junto com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Inclusive Pedro Cia Jr revelou que foi cotado para assumir a vice-presidência da Região Administrativa II, que é a que cuida do ABC.
“Estamos resgatando um trabalho muito forte na Acisa, uma entidade de autonomia, uma entidade de independência. Acho que é uma marca nossa desde muitos anos. De uma diretoria forte, de uma diretoria muito atuante”, relatou o empresário.
Outro ponto destacado é a presença em assuntos referentes à sociedade como a luta contra o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Santo André e a liminar que reduziu o reajuste no preço do vale-transporte, caindo de R$ 6,50 para R$ 5, o mesmo valor cobrado para o usuário comum. Neste último caso, a Prefeitura andreense ainda recorrerá da decisão.
Os impostos também são tema de preocupação dentro da entidade, principalmente sobre a possibilidade de novos aumentos oriundos do Governo Federal. Nos próximos dias haverá uma campanha nacional das associações comerciais em busca de evitar qualquer ação de oneração das empresas.