ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Ministro cita expectativa de baixa do dólar e do QAV para reduzir passagem aérea

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, citou nesta sexta-feira, 20, o que enxerga como alternativas para que o Brasil possa sentir uma diminuição no preço das passagens aéreas, como a “esperada” queda no preço do dólar, a chegada de empresas low cost e uma mudança na precificação do combustível de aviação. “A passagem é mais cara porque temos o dólar. A gente espera que ele chegue abaixo de R$ 5 em pouco tempo, isso vai baratear”, afirmou em entrevista à CNN Brasil.

Sobre o modelo Low Cost para baratear o valor do tíquete, mencionou a possibilidade de as três companhias que já atuam no Brasil operarem também com esse formato, além da atração de novas empresas.

Newsletter RD

O ministro afirmou ainda que o governo será parceiro nas “lutas” travadas pelas companhias aéreas, como em relação ao preço do combustível de aviação.

Ele defendeu que a Petrobras encontre um mecanismo de “equalização” para que o QAV possa ser vendido em patamares menores.

“Para que a gente faça com que a Petrobras consiga encontrar mecanismo de equalização para que o combustível de avião possa ser vendido num preço internacional para baixo, não do preço internacional, mas do preço que é cobrado pela produção da Petrobras, e não pelo preço de mercado internacional simplesmente porque também somos produtores”, disse França.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes