
Um morador do bairro Jardim João de Barro, no Alvarenga, em São Bernardo, sofre há um ano com o embaraço de fios de alta tensão dos postes próximos à sua residência. Acontece que, por conta da bagunça dos fios, uma das consequências é a paralização das obras em sua casa pelo risco de vida que o pedreiro corre com choques elétricos. Além disso, também por conta do nó de fios, neste domingo (15), o transformador da rua estourou com a chuva forte, e os moradores tiveram os portões elétricos e eletrodomésticos queimados.
O morador Roberto Carlos Magon, relata que dos postes que estão em sua rua, apenas o de frente à sua casa está sem o suporte que afasta os cabos da residência. “Pediram para eu tirar foto da rua, fazer uma carta e desenhos de próprio punho para mostrar os cabos e eu fiz. Me deram três meses para ser aprovado e aprovaram. Depois me deram três meses para o serviço ser feito e não fizeram. Novembro do ano passado vieram com a equipe, fizeram os postes em paralelo de onde moro e não fizeram o da minha casa”, conta.
O morador foi informado pela Enel Distribuição São Paulo que o serviço de remoção da rede elétrica está sendo feito conforme a disponibilidade da equipe. “Falaram que estão fazendo com o tempo que eles tem, mas estou esperando há muito tempo e até agora nada. Mas tenho todos os protocolos”, frisa ao citar que a resposta é sempre que: vão realizar o serviço em seis meses, mas que nada acontece.
Além do problema da fiação, os moradores vivenciaram, no último domingo, às 15h, o estouro do transformador. Carlos e outros moradores sofreram com a queima dos motores dos portões elétricos de suas casas, e um outro morador teve sua televisão queimada. “A equipe só veio verificar na segunda-feira, na hora do almoço, e terminaram o serviço de tarde”, relata. O fiscal da distribuidora virá daqui 15 dias para verificar os danos causados aos moradores.
Em nota, a Enel Distribuição São Paulo informa que irá encaminhar uma equipe técnica ao local.