Quem busca reinserção no mercado de trabalho ou uma nova oportunidade de emprego pode optar por um curso de capacitação para se formar em uma nova área ou se aperfeiçoar naquilo que já possui experiência. No ABC, as prefeituras anunciam vagas para cursos gratuitos que oferecem capacitação.
São Caetano
Em São Caetano, quem busca capacitação profissional na área de gestão empresarial, pode ir até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Outra opção é o “Capacita São Caetano”, que em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), oferece 33 opções remotas e gratuitas em diversas áreas. Entre elas: Marketing, Serviços Gerais e Administração. Informações: posuscs.com.br.
Diversos cursos acontecem, ainda, em parceria com o SEBRAE – SP, tanto online, quanto presencial. Entre as opções estão: Artesão empreendedor, Contador, entre outros. Informações: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline. As inscrições podem ser feitas através do telefone: (11) 4227-7666. Em 2022, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico disponibilizou mais de 350 cursos e palestras gratuitas, em que 8 mil participantes se inscreveram e tiveram uma alta taxa aprovação.
Para 2023 haverá aumento na oferta de cursos, através de novas parcerias focadas nas necessidades de aperfeiçoamento do empreendedor e também na qualificação profissional das pessoas que estão em busca de novas oportunidades de emprego.
São Bernardo
Com foco no fomento ao empreendedorismo da cidade, São Bernardo oferece 180 vagas de cursos gratuitos de capacitação, em parceria com o Sebrae. A programação de janeiro de 2023 inclui seis títulos de atividades, que vão desde formalização de empresa a técnicas práticas de divulgação da marca e fluxo de caixa.
O cronograma de cursos inicia na próxima semana, mediante a inscrição prévia. As aulas são presenciais, das 8h30 às 12h30, e acontecem na Sala do Empreendedor (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro, no andar térreo do prédio do Paço). Ao término do quadro, os participantes de cada atividade – 30 vagas disponíveis por título – recebem certificado de conclusão.
A programação é inaugurada com o curso “Comece a Planejar a Formalização do seu Negócio”, na segunda-feira (16/01). Na sequência, em 18 de janeiro (quarta-feira), será a vez da oficina “Comece a Organizar sua Ideia de Negócio”. No dia 20 (sexta-feira) entra no cronograma o título “Faça a Contratação de uma Equipe Vencedora”. Em continuidade, em 23 de janeiro (segunda-feira), acontece o curso “Faça a Divulgação Certa e Atraia mais Clientes”. Tem ainda “Faça Fluxo de Caixa” e “Faça o Preço Certo” nos dias 26 (quinta-feira) e 30 (segunda-feira), respectivamente.
“A grade de cursos ofertada em conjunto com o Sebrae é planejada com a proposta de criar oportunidades e viabilizar a geração de emprego e renda em São Bernardo. Como resultado, a cidade tem se destacado em todos esses segmentos. A criação de MEIs (Microempreendedor Individual) é um exemplo disso. Apenas em 2022 houve a abertura de 14,7 mil empresas nesta modalidade no município”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.
As inscrições, abertas a toda a população do ABC, devem ser realizadas de forma antecipada pelo: forms.gle/
Santo André
O Fundo Social de Solidariedade, por meio da Escola de Ouro Andreense, oferece cursos de informática básica, artesanato, confeitaria básica, depilação, padaria, costura, assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, artesanato/cartonagem e empreendedoras da moda.
- Informática básica: modalidade presencial com 12 vagas (inscrições fechadas)
- Artesanato: modalidade presencial com 12 vagas (inscrições fechadas)
- Confeitária básica: modalidade presencial com 15 vagas (inscrições fechadas)
- Depilação: modalidade presencial com 10 vagas (inscrições fechadas)
- Padaria II: modalidade presencial com 15 vagas (inscrições fechadas)
- Costura I: modalidade presencial com 06 vagas (inscrições fechadas)
- Assistente de cabeleireiro: modalidade presencial com 12 vagas (inscrições abertas até 18/01)
- Costura II: modalidade presencial com 06 vagas (inscrições abertas até 18/01)
- Manicure e pedicure: modalidade presencial com 10 vagas (inscrições abertas até 18/01)
- Designer de sobrancelhas: modalidade presencial com 10 vagas (inscrições abertas até 18/01)
- Artesanato/Cartonagem: modalidade presencial com 12 vagas (inscrições abertas até 18/01)
- Assistente de cabeleireiro: modalidade presencial com 12 vagas (inscrições abertas até 25/01)
- Empreendedoras da moda: curso em andamento
Todos os cursos são gratuitos e há 186 vagas disponíveis. A duração varia de 5 a 20 dias.
As inscrições de informática básica, artesanato, confeitaria básica, depilação, padaria e costura I estão fechadas, mas interessados entrem em contato com o Fundo Social de Solidariedade (11) 4433-0536 para poderem se inscrever para as próximas turmas.
Para este ano, uma das novidades da Escola de Ouro é o lançamento dos cursos na área da construção civil, bem como na área de gastronomia e serviços ligados a hotelaria.
Mauá
Em Mauá, há cursos de capacitação em parceria com Sebrae e Senai. Entre as opções estão: Fabrique e venda ovos de Páscoa e bombons (6 de fevereiro a 14 de fevereiro), com inscrições até 9 de janeiro; Aprenda a fabricar sabonetes, xampu e álcool em gel (6 de fevereiro a 27 de fevereiro); Corte e Costura (16 de fevereiro); Cuidador de Idosos (16 de fevereiro) e Controlador de Acesso e Portaria (16 de fevereiro).
Ainda será ampliado o quadro de Recursos Humanos, com contratação de monitores, por meio de concurso público, para aumentar as ofertas de cursos na área da beleza, trabalhos manuais e administrativo.
Ribeirão Pires
Dois cursos foram abertos em Ribeirão Pires: o de Manutenção Elétrica e Confecção de sabonetes, shampoos e álcool gel, ambos gratuitos e com 16 vagas. Os cursos terão duas semanas de duração e haverá a disponibilização de diversos cursos em parceria com SEBRAE, SENAI e Centro Paulo Souza.