ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Especialista fala sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal

Nesta terça-feira (25), celebra-se o dia do Cirurgião-Dentista. A boa higiene e saúde bucal diminui o risco de processos inflamatórios e infecciosos, que podem provocar e agravar algumas doenças como a endocardite bacteriana. Ao RDtv, Braz Antunes, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), falou sobre a data e a necessidade de se atentar a saúde dos dentes.

O dia em homenagem à categoria marca a fundação das faculdades de odontologia da Bahia e do Rio de Janeiro, há 148 anos, e segundo o odontologista, muita coisa mudou de lá para cá, com avanços que demonstram que é “é preciso comemorar”.

Newsletter RD

Braz Antunes, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp)

Antunes aponta os avanços médicos sobre a saúde bucal, tanto em relação às características do profissional brasileiro da odontologia, quanto aos saltos das tecnologias incorporadas aos consultórios. “Sabemos que temos problemas que precisam ser superados, sempre em benefício da população que necessitam do nosso atendimento”, diz.

Um desses desafios é acabar com o barulho dos equipamentos, pois os ruídos são associados à dor. O dentista explica que as máquinas atuais ainda não são totalmente silenciosas, mas os sons já diminuíram muito.

No que se diz respeito à atual relação entre paciente e profissional, e ainda sobre a pandemia, o dentista faz um cumprimento à sua classe. “Quando a Covid veio, ninguém no mundo esperava, e nós já estávamos preparados”. Ele explica que a odontologia já havia passado por momentos difíceis, como durante a disseminação da AIDS, onde os especialistas já se preparavam em termos de segurança biológica, tanto individual, quanto do paciente.

Não há uma recomendação específica para consultas ao dentista porque cada paciente é único. No entanto, visitas preventivas devem acontecer para que qualquer problema seja detectado e resolvido o quanto antes. Manter a saúde bucal em dia é importante para todas as idades, assim como as práticas de higiene. Que tal comemorar o dia do cirurgião dentista marcando uma consulta?

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes