ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Colecionadores enfrentam saga para completar álbum de figurinhas da Copa

Álbum de 80 páginas pede figurinhas dos atletas das 32 equipes da Copa, além dos estádios, taça, mascote e da bola oficial – Foto: Helber Aggio/PMSA

Com a aproximação da Copa do Mundo FIFA de 2022, que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro no Catar, uma legião de fanáticos por futebol tem rebolado para conseguir preencher o tradicional álbum de figurinhas. O RD conversou com alguns colecionadores sobre a saga de encontrar os adesivos dos atletas das 32 equipes do torneio, além dos estádios, da taça, do mascote e da bola oficial. Os pacotes vêm com 5 unidades para completar as 80 páginas.

Ainda que o nome possa enganar, Alexandre Lee Harris é brasileiro e morador de São Bernardo. O munícipe conta que, apesar de gostar muito de futebol, nunca tinha colecionado antes. “Por incrível que pareça, é a primeira vez que eu monto o Álbum da Copa. O meu filho está com 5 anos e isso me motivou a ir atrás das figurinhas”, conta Harris.

Newsletter RD

Harris afirma que ainda não completou o álbum porque a procura por figurinhas está muito acirrada. “Às vezes quando eu vou atrás em alguma banca ou venda, já esgotou tudo e tem de esperar outra semana. Também tem o caso de vendedores que não querem aceitar cartão, só dinheiro e isso dificulta”, conta o colecionador que já foi até nos locais de trocas para continuar a brincadeira.

Ainda em São Bernardo, Ivan dos Santos e o filho Miguel também estão na corrida. Sempre gostou muito de futebol e fica feliz de ver o filho mais novo interessado no assunto. Miguel afirma que está feliz da vida, pois já tem as figurinhas de alguns dos seus jogadores favoritos. “Já consegui a trindade do futebol, Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar,” conta o menino.

Roberto Serrati, dono da Banca Fórum, na avenida Redenção, em São Bernardo, conta que a procura pelo livro diminuiu um pouco, mas o local se tornou local de troca de figurinhas. “Como a banca é um ponto tradicional na cidade, muita gente vem aqui trocar, então todo final de semana lota. Independente do fluxo de vendas, o pessoal vem aqui para conseguir mais”, conta.

Serrati comenta que vê com bons olhos o tipo de movimentação cultural, pois ajudar os donos de bancas manterem o negócio. “É ótimo ver que esse tipo de coisa ainda acontece, espero que isso estimule os jovens a continuarem a consumir quadrinhos e outros produtos”, afirma.

Pontos de troca 

Quando se compra um pacote de figurinhas, pode ser que você tenha o azar de pegar adesivos repetidos ou não conseguir nenhuma figurinha nova. Devido a isso, muitos locais no ABC se tornaram ponto para troca dos adesivos. São vários os endereços.

Em Santo André, um deles é a Livraria Leitura, em parceria com o Shopping ABC, que abriu um lounge exclusivo para trocar as figurinhas em frente à loja, no Piso 2, do empreendimento. Além da livraria Leitura, a LojasMel, Revistaria e a PBKids, no Shopping ABC, também disponibilizam os itens para entrar na diversão.

Ainda em Santo André, no Shopping Atrium (rua Giovanni Battista Pirelli, 155) tem um espaço dedicado à Copa do Mundo, localizado no piso térreo, onde também é possível realizar troca de figurinhas.

O ParkShopping São Caetano mantém, desde setembro, um espaço exclusivo para troca de figurinhas localizado no Piso L2, em frente à Cacau Show, que segue o horário de funcionamento do shopping.

Em São Bernardo, o Golden Square Shopping realiza trocas de figurinhas de domingo a quinta, das 12h às 20h e às sextas e sábados, das 12h às 21h na Arena Golden, piso L2, ao lado do Go Working.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes