ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Em Diadema, Quarteirão da Educação vai dar força à educação em tempo integral

Um complexo com três prédios integrados por uma biblioteca, sendo um deles uma escola de educação infantil, outro com escola de ensino fundamental, e o terceiro comportando um teatro com 300 lugares, além de piscina aquecida e quadras de esportes. Esse é o Quarteirão da Educação que a prefeitura de Diadema já começou a construir. Serão 12,5 mil metros quadrados de área construída e que deve receber 1,8 mil estudantes. A secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches falou ao RDTv desta quarta-feira (14/05) que a previsão é de 18 meses de obra.

A administração está investindo R$ 138 milhões no Quarteirão da Educação. “É uma obra grandiosa porque a gente acha que tem que ser assim. Diadema é humilde, mas a gente acha que tem muita potencialidade educativa e nós decidimos construir o Quarteirão da Educação que vai ser um prédio muito bonito, vão ser três unidades educacionais”, disse Ana Lúcia. O complexo é construído no Jardim Promissão, onde antes ficavam as escolas Ministro Francisco de Paula Quintanilha e Carlos Drummond de Andrade, que já foram demolidas. “É uma área muito adensada, de ocupação desordenada do solo, de favelas que, no passado sofreu intervenção de políticas públicas de urbanização e hoje temos uma situação já de um processo de dignidade de moradia. A gente entendeu que ali aquela população pobre merecia as melhores oportunidades educativas”, explicou a secretária sobre a localização do complexo de educação.

Newsletter RD

Ana Lúcia Sanches disse no programa apresentado pelo jornalista Carlos Carvalho, que a proposta é aumentar o número de estudantes em período integral com o Quarteirão da Educação. “E a gente acredita muito na perspectiva da educação integral, não só do tempo integral mas de toda a construção desse universo que o bebê, que a criança, que o adolescente, o adulto e o idoso, precisam para o seu desenvolvimento pleno. Um deles é ter esse espaço com múltiplas oportunidades educativas. Vamos ter três unidades educacionais; uma escola de educação fundamental, uma escola de educação infantil, uma creche nova, um teatro para 300 lugares, piscina coberta e aquecida para usar tanto para as crianças como para os adultos. Assim vamos fazer essa vivência da educação integral na sua potencialidade. O projeto prevê uma biblioteca interativa muito interessante que conecta os três prédios, e as crianças vão ter miniteatro de contação de histórias. Vamos ter também uma praça na frente, para dar fluidez e que vai valorizar o bairro. Ninguém vai precisar ir ao Centro”, disse a secretária.

A proposta da biblioteca, segundo Ana Lúcia é que ela seja como as bibliotecas do Sesc, um espaço de incentivo à literatura, como uma vivência. Ela também haverá aulas de ginástica artística e o teatro será bem aparelhado. “Acreditamos que vai ser um espaço de cidadania e compartilhamento de conhecimento. Não há, na nossa leitura, uma educação de qualidade que não preconize o direito de aprender, assegurando letramento e matemática como elementos fundamentais, mas também cultura, esporte, educação ambiental, que são elementos constituintes do nosso currículo e do nosso entendimento de educação integral também. Algumas crianças já têm educação integral, inclusive vamos sediar o encontro nacional de Educação Integral no mês de novembro”, adianta a educadora.

Para garantir o funcionamento do Quarteirão da Educação a prefeitura já realizou concursos, primeiro para a contratação de motoristas, que já dirigem 20 novos ônibus comprados pela administração, e principalmente para professores. “Fizemos o concurso de professores no ano passado, chamamos mais de 400 profissionais para fazerem os testes e os exames médicos e a grande maioria já iniciou. Para assegurar que todas as crianças tenham as equipes e vamos sim precisar aumentar e isso já está no nosso escopo”.

Conservação

Em paralelo ao projeto de construção do Quarteirão da Educação, a prefeitura precisava dar condições para as demais escolas da rede que, segundo a secretária, estavam em mau estado de conservação e precisavam de intervenções urgentes. “O pior legado que a gente encontrou foi a situação física das escolas, as 61 estavam em total condição de abandono. Tivemos uma atitude rápida de aprovar um decreto autorizativo para as escolas, para os reparos, e isso deu agilidade para avançar bastante em todas as nossas ações. No ano passado e nesse já investimos quase R$ 20 milhões nesse programa Escola Bem Cuidada em que a própria equipe da escola, com apoio da secretaria, identifica as maiores fragilidades e a gente tem feito muita coisa com isso. Troca de elétrica, hidráulica, problemas de gás, reformamos todas as cozinhas. É impressionante o que pudemos fazer e esse é um programa que não vamos abrir mão nunca mais. Foi uma decisão difícil no ano passado, ou a gente reformaria duas ou três escolas ou a gente distribuiria esse recurso em todas e foi muito acertiva essa decisão que impactou positivamente todas as unidades”.

Uniformes

A secretária de Educação de Diadema pediu desculpas pelo atraso na entrega dos uniformes escolares que estão chegando aos alunos agora há pouco mais de dois meses do fim do ano letivo. “Peço desculpas, a gente tem que ter humildade de admitir que achamos que daríamos conta de uma coisa e não conseguimos alcançar dentro do tempo que a gente gostaria. A gente valorizou muito a qualidade e talvez a gente tenha demorado um pouco mais para ter um bom uniforme, mas as escolas estão recebendo e gostando muito. Todo mundo está muito ansioso. Para os próximos anos a gente já aprendeu que, na vida real não acontece na rapidez que a gente gostaria. Ano que vem, tenho assegurado às famílias, para ficarem tranquilas. De qualquer forma a gente não vai abrir mão da qualidade”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes