
Um protesto ocorrido no final da noite de domingo (28/08) terminou a depredação de um ônibus e a paralisação de diversas linhas de transporte municipal e intermunicipal em São Bernardo na manhã desta segunda-feira (29/08). Um coletivo da linha intermunicipal 195 foi incendiado por um grupo na avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, no bairro Assunção.
De acordo com a polícia, no sábado (27/08) houve uma perseguição policial a dois motociclistas que, durante a fuga, teriam batido a moto em uma mureta e caído de um viaduto. Os dois homens vieram a óbito segundo a Polícia Militar. Moradores de uma comunidade no entorno teriam se rebelado por conta das mortes e atearam fogo no coletivo da Next Mobilidade que faz linha intermunicipal, na noite seguinte.
A segunda-feira começou com parte do sistema de transporte paralisado. Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) que gerencia o sistema de transporte intermunicipal dez itinerários foram afetados. No momento da abordagem ao coletivo, motorista e passageiros conseguiram desembarcar e ninguém se feriu. A paralisação nesta segunda-feira foi uma tentativa de evitar novas depredações. “A empresa concessionária paralisou momentaneamente o atendimento de 10 linhas que circulam na região (linhas 004, 006, 154, 156, 147, 195, 255, 305, 314, 431). A operação foi normalizada às 11h. A polícia foi acionada e a EMTU acompanha a situação junto às autoridades policiais”.
A assessoria da Next Mobilidade e da Br7 (concessionária que administra as linhas municipais de São Bernardo) informou que o transporte municipal também foi prejudicado. As linhas com circulação suspensa foram 07, 07ª, 07N e 10. Já as linhas 08, 09B, 16 e 17 tiveram desvios nos itinerários. As linhas do sistema Intermunicipal são responsáveis pelo transporte de 27 mil passageiros por dia e mais 19.900 passageiros por dia são transportados pelo sistema municipal.
A situação só foi normalizada às 11hs. A informação sobre os ônibus parados, no entanto não chegou à tempo para a maioria dos usuários. Muitos usaram as rede sociais da Next Mobilidade, por exemplo se queixando de que o aviso foi feito às 10hs, quando muitos foram pegos de surpresa logo nas primeiras horas da manhã. A Next informou que a apuração da autoria da depredação do ônibus é investigada pela polícia.