ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Coreia do Sul diz que aeronave da Rússia entrou em zona de exclusão aérea

A Coreia do Sul disse nesta terça-feira (23/8), que aviões de guerra russos entraram em sua zona de exclusão aérea sem aviso prévio. E que respondeu com “ação tática” não especificada, um termo que geralmente se refere ao embaralhamento de caças para afugentar aeronaves estrangeiras não autorizadas.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informou em comunicado que a medida visa evitar confrontos acidentais ao longo de sua zona de identificação de defesa aérea, mas não forneceu mais detalhes.

Newsletter RD

Os militares sul-coreanos não confirmaram relatos da mídia russa de que enviaram caças F-16 em resposta a dois bombardeiros russos Tu-95 escoltados por um caça Sukhoi Su-30, sobrevoando as águas entre a Península Coreana e o Japão.

O incidente ocorreu um dia após a Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciarem seu maior treinamento militar conjunto em anos, em resposta à ameaça nuclear da Coreia do Norte.

Os exercícios Ulchi Freedom Shield, que continuam até 1º de setembro, envolvem aeronaves, navios de guerra e tanques e potencialmente dezenas de milhares de soldados.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes