Sistema para telemedicina é lançado em São Caetano

Lúcia Borges (foto), que foi atendida por uma médica vascular, elogiou a rapidez do novo sistema (Foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

A Prefeitura de São Caetano inaugurou o Núcleo Municipal de Telemedicina, dentro do Complexo Hospitalar de Clínicas. Nesta sexta-feira (12/8), o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, visitaram o local que contará com uma estrutura para o atendimento diário de 200 pacientes, o que na estimativa do Poder Executivo elevará o número de consultas para 4 mil por mês, atualmente são 3 mil.

O local conta com cinco consultórios com todo o sistema de informática necessário para a consulta por videoconferência. 30 médicos de sete especialidades ficarão à disposição para o atendimento. Estarão disponíveis especialistas em: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Reumatologia e Vascular.

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Segundo Regina Maura Zetone, o paciente será atendido primeiramente por enfermeiro na sala de triagem. Após a verificação de todos os destalhes vitais, a pessoa pode ou não ser deslocada para o atendimento virtual. Em casos de maior necessidade, a consulta presencial será realizada.

“Estão vindo todos que estão na fila de espera, nessas especialidades que podem ser atendidas. Já vamos saber se ele vai precisar de um (atendimento) presencial depois dessa primeira consulta com a telemedicina”, explicou a secretária.

Auricchio celebrou o uso da tecnologia em benefício da medicina. “No ponto de vista da qualidade de serviço que vai nos dar, além do pós-pandemia, conseguiremos gerenciar essa fila de uma maneira mais efetiva, de forma mais controlada. Vamos dar depois a capacidade gerencial no sistema ambulatorial, mesmo no sistema hospitalar”, disse o prefeito.

A princípio o sistema é gerenciado dentro do contrato com a Fundação do ABC, mas ideia é que assim que for inaugurado o Atende Fácil Saúde, os médicos que têm contrato direto com o município serão treinados para um projeto piloto, que depois será ampliado para toda a rede em caso de sucesso.

Nos primeiros dias de funcionamento das mais de 600 consultas marcadas, cerca de 490 foram realizadas. Para Regina Maura, o número aponta que existe um percentual de faltas menor no sistema digital do que em relação ao sistema presencial.

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