
Moradores de Santo André e São Caetano procuraram a reportagem do RD nesta semana para denunciar os constantes “rachas” que têm causado perturbação sonora nos bairros e regiões centrais dos municípios. O barulho, de acordo com os reclamantes, ocorre geralmente na madrugada.
Nas redes sociais, uma munícipe que reside perto da av. Prestes Maia, em Santo André, comenta que não consegue dormir e acordar cedo no outro dia em razão do barulho. “Cadê a lei do silêncio e multa para esses carros? Estão em frente ao 10º batalhão e nada é feito?”, questiona.
A Prefeitura de Santo André informou que não recebeu nenhuma reclamação de perturbação sonora e, no caso de veículos fazendo uso indevido da via pública, trata-se de dever do Estado com penalidade prevista no artigo 173 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nestes casos, a orientação é procurar a Polícia Militar.
Outra residente da região, agora próxima à av. Goiás, em São Caetano, compara a avenida com uma pista de corrida. “Toda noite tem carros por aqui que correm feito loucos, e é um barulho insuportável até às cinco da manhã”, reclama.
Em nota, a Prefeitura de São Caetano informa que no primeiro semestre deste ano houveram aproximadamente 195 reclamações de perturbação sonora, em comparação a cerca de 800 reclamações no ano passado. Especificamente na avenida Goiás, foram 25 reclamações durante o ano.
Para estes casos, serão aplicadas notificações de adequações e multas.