Em evento, Fachin questiona: ‘A quem interessa o ataque às urnas e à democracia?’

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, realizou nesta quinta-feira, 28, mais um discurso em defesa do sistema eleitoral e das urnas eletrônicas ressaltando que os ataques e ofensas às instituições democráticas ‘não trazem ganhos civilizatórios e em nada contribuem para a solução dos verdadeiros problemas coletivos’. O magistrado defendeu ‘blindar as instituições’ e questionou: ‘A quem interessa o ataque às urnas eletrônicas, à justiça eleitoral e à democracia?’.

A declaração integrou o discurso do presidente do TSE durante a abertura da 188ª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, e se dá em meio da mobilização da sociedade civil em defesa do sistema eleitoral após os reiterados ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas.

Newsletter RD

Fachin prega ‘uma união alerta em resguardo da institucionalidade e da normalidade eleitoral e um atuar intenso em defesa dos fatos, do direito e da verdade, para que a sociedade constitucional não sucumba’.

“Apenas as instituições democráticas têm condições de sustentar a paz e os direitos, independentemente dos arroubos e inclinações de governantes passageiros. A democracia é, por excelência, uma forma de organização em que o poder político não tem proprietários, mas somente inquilinos”, ponderou Fachin, em discurso realizado a 65 dias do primeiro turno das eleições 2022.

O presidente do TSE ainda sustentou que a ‘agressão às urnas eletrônicas é um ataque ao voto dos mais pobres’.

Além disso, pregou que é ‘hora de recusar o abismo ideológico e as baixezas externas, elevar a racionalidade e abolira temporada das falácias e do dogmatismo’. “É tempo de restabelecer uma forma de comunicação política que cumpra o seu papel utilitário, que é legítimo, mas que não enterre a sociedade em um conflito permanente, tampouco a democracia num processo de erosão, alavancado, indevidamente, pela indústria hi-tech das mentiras”, indicou.

Nesse contexto, Fachin citou ‘imperativos éticos’ que devem ser observados por ‘comunicadores políticos e formadores de opinião’. Segundo ele, os tópicos foram ‘aparentemente esquecidas, mas urgem ser recordados, para o bem do espaço cívico e para o futuro da nação’.

O magistrado citou: ‘dever de abstenção’, de ‘abandonar as mentiras e a lógica de ataques’; ‘dever de resistência’, de ‘recusar a retórica conflitiva, o convite à violência’; o ‘dever de vigilância endógena’, consistente na ‘obrigação de reprovar, expedita e expressamente, assim como desincentivar, de maneira geral, a violência – física ou simbólica – praticada por correligionários e apoiadores’; e o ‘dever de vigilância exógena’, de denunciar ‘atos antidemocráticos e não permitindo a sua naturalização’.

Além de tais deveres, o presidente do TSE ressaltou o compromisso cívico, no sentido de ‘preservar o patrimônio democrático, defendendo, ativamente, o Estado de Direito, as instituições públicas e os fundamentos da democracia liberal. “Numa expressão: trata-se de salvar a democracia”, indicou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes