ABC - terça-feira , 7 de maio de 2024

Educação de Santo André estimula ações contra o Bullying

Práticas são constantemente lembradas e mencionadas pelos participantes (Foto: Divulgação)

Ciente do fenômeno bullying, Santo André tem realizado estratégias pedagógicas, educacionais e lúdicas no combate à prática. Entre as ações está o Projeto Amigo Sim! Bullying Não!, já em andamento nas Emeiefs da rede municipal.

Na Emeief Prof. Celestino Bourroul, no Jardim Vila Rica, as crianças se reúnem duas vezes por semana para debater o tema e participar de dinâmicas. “Temos reforçado essa importante temática, incluindo o debate nas aulas de Educação Física e também de Artes, o que tem nos trazido resultados bastante positivos”, destaca a diretora Andreia da Silva Santos.

Newsletter RD

As boas atitudes e práticas são constantemente lembradas e mencionadas pelos participantes. “Aprendemos que gentileza gera gentileza. É nosso dever respeitar os colegas aqui na escola e lá fora também”, pontuou Ana Clara Oliveira, de seis anos, que participa ativamente dos debates.

Por meio de rodízio semanal, seguindo a ordem alfabética da chamada, os alunos recebem um crachá de “agente contra o bullying” para acompanhar o comportamento da sala. “Essa é uma missão importante porque temos que ir contra qualquer mau comportamento na sala e sempre ajudar nossos amigos com boas ações”, enfatiza a aluna Analu Ribeiro, de seis anos.

Mas não são só os alunos que estão envolvidos nessa missão. A sala conta com o reforço de um mascote: Gábi foi o nome escolhido pela turma da manhã, do 1° ano C. No contexto, o personagem participa da ação como um símbolo de conscientização e zeladoria para a boa convivência do grupo.

Além das rodas de conversa, os alunos exploram a quadra da escola para as dinâmicas. Para Carla Ulasowicz, professora de Educação Física da Emeief Prof. Celestino Bourroul, o conceito da modalidade esportiva agora está alinhado com uma proposta mais pedagógica para abordar temas emergentes, como o Bullying. “Trabalhamos de forma interdisciplinar em três dimensões, como procedimento, atitude e princípios. Com as atividades e dinâmicas conseguimos entender a percepção que os alunos podem trazer de fora para dentro da sala de aula”, diz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes