
O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (3/6) que as obras do BRT-ABC começaram até o dia 1º de julho. As intervenções anunciadas em fevereiro ainda precisavam de licenças que foram aprovadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na última quinta-feira (2/6). O início da construção do caminho que trará o novo modal para a região começará em São Bernardo.
“Temos a licença prévia de todo o trecho e agora temos também a licença para início das obras do trecho até São Bernardo. Em São Bernardo são 4,3 km. Então tem início a obra até 1º de julho, já começamos em São Bernardo, no Terminal, e agora nós vamos para a rua”, explicou o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli. “A nossa expectativa é que para o ano de 2023 já vamos atender a toda a população”, comentou o governador Rodrigo Garcia (PSDB).
O início da obra tinha sido anunciado em 24 de fevereiro, em visita do então governador João Doria (PSDB) ao Terminal Metropolitano São Bernardo, que passará por reformas para atender ao novo modal. Na época não houve qualquer menção da necessidade de licenças para que houvesse a intervenção nas ruas.
Galli ainda relatou que haverá uma outra agenda que vai detalhar como será a obra e por quais locais passará o BRT.
As obras estão dívidas em três trechos. O primeiro entre São Bernardo e Santo André. O segundo que chegará até São Paulo, na estação Tamanduateí, e a última que seguirá até o Terminal Sacomã. No total são 17,3 km de extensão, passando também por São Caetano. O investimento é de R$ 860 milhões, todo bancado pela Next Mobilidade (antiga Metra). Serão 20 estações e a expectativa é que as linhas expressas vão fazer todo o percurso em 40 minutos.

Histórico
O BRT-ABC foi anunciado em 2019, como parte do pacote de obras em Mobilidade Urbana que substituíram o projeto da linha 18-Bronze. A Metra foi anunciada como a concessionária que operará o modal. Com o acréscimo das linhas intermunicipais a empresa teve alterar o nome para Next Mobilidade.
O pacote anunciado também incluí a linha 20-Rosa, do Metrô, que ligará a região a São Paulo, passando por São Bernardo e Santo André, e chegando até a Zona Oeste.