
O governo do Estado anunciou que o programa “Água é Vida” vai contemplar cinco rios e córregos de Ribeirão Pires. Serão 16,3 quilômetros de cursos d’água que passarão pelo processo de dragagem (limpeza do fundo para a retirada de sedimentos de compostos orgânicos e inorgânicos).
A ação começou na última semana, com o desassoreamento do rio Grande. Os trabalhos estão sendo feitos em parceria entre o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e a Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA).
As obras têm dois principais objetivos: evitar enchentes e limpar os rios. A Secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, Andreza Araújo, reforça a importância da dragagem. “Esse serviço é de suma importância, pois nele se retira o sedimento que está no fundo rio por conta do processo erosivo e das chuvas, assim limpando as nossas águas. Isso é tão importante quanto o tratamento de esgoto, já que é um dos principais instrumentos do saneamento básico”, explica.