
A implantação do novo sistema eletrônico Cartão Top gerou transtornos para alguns moradores da região. Desde fevereiro deste ano, o estudante de design de interiores, Chesller Moreira, enfrenta dificuldades para realizar a recarga do bilhete eletrônico.
Morador de Diadema, Moreira adquiriu o benefício de estudante para frequentar as aulas em São Bernardo. Para recarregar o Cartão Top, o estudante relata que não consegue completar o cadastro no aplicativo. “Eu cheguei a recarregar, mas há cerca de um mês meu cadastro foi apagado. Agora eu não consigo mais refazer o cadastro e utilizar meu cartão”, conta.
No aplicativo do Top, Moreira inicia o cadastramento do benefício, escolhe a senha, mas ao final, o sistema informa que não é possível concluir o serviço. “Tentei atendimento pelo whatsapp também, mas por lá o sistema pede que eu utilize o aplicativo. Também não consigo recarregar nas máquinas disponíveis no terminal”, afirma. Com isso, Moreira tem pago o transporte com dinheiro e gasta cerca de R$50 por semana para chegar às aulas. “Estou com o cartão e não consigo utilizar meu benefício de estudante”, reclama.
Outros dois moradores de Diadema também enfrentam o mesmo problema. Luis Carlos da Silva e o filho Daniel, passam todos os dias pelo terminal rodoviário de cidade e há cerca de um mês não conseguem efetuar o serviço de recarga nas máquinas disponíveis no local. “Para nós é mais prático utilizar esse serviço no terminal, mas não consigo recarregar o meu cartão”, conta Luiz, que utiliza o cartão comum, enquanto Daniel possui o benefício de estudante.
Cartão inexistente
A nutricionista Dinorah Aparecida Lopes Guimarães também enfrentou dificuldade para utilizar o Cartão Top, em fevereiro. Ao acessar o aplicativo, o sistema apontava que o cartão emitido para a moradora de Diadema, era inexistente.
Após três semanas, conseguiu solucionar o problema. “A empresa entrou em contato comigo e depois de algumas tentativas, o aplicativo foi atualizado e eu consegui efetuar a recarga. Demorou, mas consegui”, conta Dinorah.
Resposta da Empresa
Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o Cartão TOP pode ser recarregado pelos canais digitais, como aplicativo TOP e WhatsApp do TOP (11.3888-2200), nas máquinas de autoatendimento (ATMs) localizadas nas estações do Metrô e da CPTM e nos terminais de ônibus, e também nas unidades credenciadas para o serviço. Já para o Cartão TOP Escolar, as recargas só podem ser feitas nas máquinas de autoatendimento (ATMs) nas estações de trilhos e terminais de ônibus.
Em nota a empresa informa que para solucionar de forma mais rápida, as questões de cada cliente são tratadas de forma isolada, e que já está em contato com Moreira para atualização do aplicativo. Para o caso de Luis e Daniel, a empresa promove o levantamento das informações, para viabilizar novas recargas.