A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), a Autoridade Portuária de Santos e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizam, no dia 20 de maio, o Fórum de Debates sobre a Terceira Rodovia de Ligação entre o Litoral e o Planalto Paulista. O encontro será das 14h às 18h30, no auditório da AEAS, localizado na rua Dr. Arthur Porchat de Assis, 47 – Boqueirão, em Santos.
O fórum marcará o lançamento da Frente Parlamentar da Alesp, para discutir soluções no sistema rodoviário, em resposta ao aumento da demanda de cargas pelo Porto de Santos.
Eduardo Lustoza, diretor de Portos da AEAS e da Autoridade Portuária de Santos, destaca a relevância do projeto para a região. “O Porto de Santos e a Região Metropolitana da Baixada Santista continuam a crescer com a economia. Em 2023, foram movimentados 167 milhões de toneladas de cargas, recorde que se repete desde 2003. Projetamos que em 25 anos esse número possa atingir 300 milhões de toneladas anuais. O sistema viário atual está cada vez mais saturado,” afirma.
Lustoza menciona a atual situação do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). “A pista Sul da Anchieta, a única opção para atender ao movimento de exportação portuária, tem apresentado congestionamentos diários, para subida e descida da Serra do Mar, o que causa transtornos aos transportadores e usuários”, diz.
Além disso, Lustoza informa sobre as iniciativas em andamento para melhorar essa situação. “O governador Tarcísio de Freitas solicitou à Ecovias estudos para desenvolver um novo projeto que desafogue o sistema. Nesse contexto, a Alesp, a APS e a AEAS uniram forças para promover este evento e debater as necessidades portuárias e retroportuárias, pleito maior das empresas arrendatárias do Porto”, comenta.
O fórum é destinado a profissionais, autoridades e especialistas, além de ser uma oportunidade para a sociedade civil organizada contribuir nos debates.