Em dezembro do ano passado, a FSA (Fundação Santo André) oficializou parceria com a Prefeitura do município, com objetivo de desenvolver propostas de melhorias urbanas, como parte do projeto Rede Ruas Completas. Com a parceria, a instituição produziu o primeiro projeto com intervenções na rua Carijós, no cruzamento com a rua das Hortências, na Vila Linda. A ideia dos autores é tornar o munícipe protagonista daquela área e não os carros como atualmente.
O projeto, criado por cinco alunas do 7º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da FSA, sob supervisão do corpo docente do Escritório Modelo, foi feito com base no conceito de urbanismo tático e visa melhorias na segurança do trânsito e a integração de pedestres, com ampliação das calçadas, elementos que promovem a diminuição da velocidade dos automóveis, a ampliação da praça existente no local, que recebe área de exercícios e convivência, bem como espaço pet. “Além disso, o projeto traz cores ao ambiente urbano. Trabalhamos as cores do brasão e de obras do artista andreense Luiz Sacilotto”, explica Enrique Staschower, professor e pesquisador dos cursos de Arquitetura e Administração da FSA, em entrevista ao RDtv, desta quinta-feira (17/2).
A ideia também é trabalhar elementos que a administração pública tenha acesso ou já utilize, o que torna a implantação das melhorias viáveis aos cofres públicos e mais rápidas de serem executadas.
Desde a pesquisa até a finalização do projeto, as alunas levaram cerca de um ano. “Visitamos o local para tirar medidas e fotos, também utilizamos imagens de satélite, para entender o espaço e trazer uma boa proposta. Foi um processo de descoberta muito interessante, pudemos entender a importância do urbanismo tático, para transformar as cidades em espaços mais harmoniosos e que atendem todo tipo de público e de mobilidade”, conta Renata Rampazzo Lopes, aluna da instituição e uma das idealizadoras do projeto.
O próximo passo agora é apresentar as propostas a comerciantes e moradores da região. “É preciso ouvi-los e saber se as intervenções são interessantes e se há algo mais a ser acrescentado. Precisamos nos aproximar da comunidade”, conta Staschower. Para isso, o Escritório Modelo fará pesquisa de campo com questionário e apresentará o projeto. Após compilar os dados e promover as adequações solicitadas, a FSA encaminha o modelo final para a Prefeitura.
De acordo com o termo de parceria, assinado pela FSA e Prefeitura, no dia 10 de dezembro do ano passado, após a entrega do projeto feito pela Fundação, cabe à Prefeitura avaliar a implantação e o investimento necessário para a intervenção. “A meta é que a implantação tenha início ainda em maio deste ano”, diz o professor.
Rede Ruas Completas SP
Santo André foi selecionado e integra a rede composta por 20 cidades do Estado de São Paulo. A rede Ruas Completas é uma iniciativa da WRI Brasil, Vital Strategies, FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Instituto Cordial e Campanha Respeito à Vida do Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), do governo do Estado, e parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, que trabalhará no apoio à redução de mortes e lesões causadas por acidentes no trânsito.
Para entrar na rede, as 20 cidades se comprometem a implementar ações, estratégias ou projetos de segurança viária, com foco em gestão de velocidades por meio do redesenho da infraestrutura urbana. O ano de 2021 marca o início da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU (Organização das Nações Unidas), cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.