Em três anos Baep detém 1,9 mil pessoas e apreende 15 toneladas de drogas

 

Grande apreensão de drogas em julho de 2020 em galpão de Diadema. (Foto: Polícia Militar)

A Polícia Militar comemora, nesta terça-feira (08/02), o terceiro aniversário do 6º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), responsável por combater o crime de maneira mais ostensiva em todo ABC. Desde a sua criação, a unidade especializada já deteve mais de 1,9 mil pessoas e apreendeu cerca de 15 toneladas de drogas.

Newsletter RD

Do total de detidos, 1.178 foram presos em flagrante ou apreendidos e 790 capturados por estarem em situação de procurados pela Justiça. Além disso, foram recuperados 292 veículos roubados e furtados e retiradas das ruas 157 armas de fogo ilegais.

“A população pode contar com a máxima dedicação dos policiais militares do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, que diuturnamente se empenham na preservação da ordem pública na região, visando melhorar a vida das pessoas”, destacou o comandante do batalhão especializado, tenente-coronel Nicécio Cornejo Noronha.
“Mas tão importante quanto os dados obtidos pelas análises dos sistemas de inteligência é a participação da comunidade local através do disque denúncia (telefone 181) para auxiliar a Polícia Militar no combate à criminalidade”, complementou o oficial.
Treinamento do Baep, no ano passado. (Foto: Polícia Militar)

O 6º Baep se encontra subordinado ao CPA/M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6), chefiado pelo Coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, o qual esteve à frente do batalhão especial por dois anos. A unidade foi criada na atual gestão, como parte de uma promessa de Governo para expandir o policiamento de Choque para todo o território paulista. Com isso, foram criadas mais nove unidades especializadas como essa na Capital e Interior, somando 14 em todo o Estado, os quais seus efetivos passaram por um treinamento padrão “Rota”, de aproximadamente um mês de duração, onde foram aplicadas atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.

Na região o Baep é composto por cerca de 230 PMs, com apoio de quase 40 viaturas. Além disso, foi inaugurado em dezembro do ano passado a Unidade Tática Avançada – um veículo equipado e preparado para grandes ações e operações com “drone”. O batalhão também conta com dois grupamentos de Cavalaria, localizados nos municípios de São Bernardo e Mauá, os quais atuam no policiamento montado em toda região, estando aptos ao controle de multidões, em especial nos grandes eventos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes